6º ano História
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(aula 34)
Suserania e vassalagem
Na Idade Média, o Rei continuou a ser considerado um soberano, mas na verdade seu poder político era pequeno. Embora o Rei fosse chamado de ‘Senhor dos senhores’, ou ‘o maior Suserano’, ele não tinha poder político direto sobre a população. Seu poder era indireto e limitado, sendo exercido sobre os seus vassalos.
Atividade. Pág. 215.
1) Por que os nobres tornaram-se senhores feudais?
2) O que o senhor feudal podia fazer dentro do seu feudo?
3) Quem era o suserano?
4) Quem era o vassalo?
5) O que o vassalo devia?
(aula 33)
Feudalismo
O feudalismo é uma forma de organização econômica, social e política que se desenvolveu na Europa ocidental, sobretudo entre os séculos X e XIII. A sociedade feudal era, geralmente, dividida em três grupos sociais chamadas de ‘ordens’: clero, nobreza, trabalhadores.
Atividade. págs. 212, 213.
O que significa a palavra feudo?
O que podia ser um feudo?
Cite duas características da sociedade feudal.
O clero lidava e fazia o quê?
Quem eram os nobres e ao que se dedicavam?
Quem fazia parte do grupo dos trabalhadores?
O que o servo não podia fazer, e o que era obrigado a fazer?
(aula 32)
Reino Franco
Os francos construíram um dos reinos germânicos mais duradouros da Idade Média (séculos V a IX).
O Reino Franco foi comandado por reis de duas dinastias. A primeira delas é chamada de merovíngia, em homenagem a Meroveu, rei que deu início à unificação dos francos. A segunda dinastia é chamada de carolíngia, em homenagem a Carlos Magno.
Atividade: págs. 207, 208.
O que são os Estados Pontifícios?
Na administração do Império Carolíngio qual era a função dos:
Condes:
Marqueses:
Missi-dominici:
3) Nos mosteiros, o que alguns monges se dedicavam a fazer?
4) O que foi o Renascimento Carolíngio?
5) A população participou do Renascimento Carolíngio? Explique.
(aula 31)
A Idade Média.
Atividade: págs. 202 a 204.
O Império romano do Ocidente enfrentou pressão militar de quais povos?
De acordo com a periodização tradicional, o que marca o início da Idade Média?
A expressão Idade Média se refere ao quê?
Por que a Idade Média também foi chamada de “Idade das Trevas”?
Quem eram os germanos?
(aula 30)
O Império Bizantino
O Império Romano do Oriente, ou Bizantino, tinha como sede a cidade de Constantinopla, que hoje corresponde à cidade de Istambul, na Turquia.
O Império Bizantino existiu até 1453 d. C. quando foi invadido pelo povo turco-otomano.
Atividade. Págs. 183, 184.
O que favorecia o comércio bizantino?
Cite 3 artigos de luxo comercializados no império.
Quem formava a maioria da população bizantina?
(aula 29)
O Império Romano.
A partir de 27 a. C. Otávio tornou-se o governante de Roma; ele acumulou poderes e passou a ser imperador.
Pax Romana: período de prosperidade econômica e estabilidade política.
395 d. C. Divisão do império romano em duas partes: Império do Ocidente, Império do Oriente (ou Bizantino).
476 d. C. Fim do império Romano do Ocidente.
Atividade: págs. 168 até 171.
O que é um império?
O que foi construído durante a pax romana?
Por que o controle da situação social era feito com comida e espetáculos (pão e circo)?
Explique o que era o colonato?
O que aconteceu em 476 com o Império Romano do ocidente?
(aula 28)
Guerras e conquistas durante a República Romana.
Expansão territorial romana: península Itálica, Cartago e Mediterrâneo.
Consequências das guerras: aumento do número de escravos, concentração de riqueza nas mãos dos patrícios, trocas culturais com outros povos.
Atividade: pág. 157.
Como era Cartago antes da guerra?
O que significa púnico?
O que aconteceu com os novos territórios conquistados?
Cite uma característica do exército cartaginense.
(aula 27)
Sociedade romana na República.
Atividade: pág. 154, 155.
Quais direitos o cidadão romano pleno tinha?
Como as pessoas podiam perder a sua cidadania?
Quais papéis eram atribuídos às mulheres?
Quem era o gladiador?
(aula 26)
Monarquia: organização política e social.
Atividade. Pág. 151. Descreva as funções:
Rei:
Senado:
Assembleia:
Descreva os grupos sociais.
Patrícios:
Plebeus:
Clientes:
Escravizados
(aula 25)
História de Roma
Tradicionalmente, a história romana é dividida em três períodos: Monarquia, da fundação de Roma em 753 a.C. ao ano 509 a.C.; República, de 509 a.C. a 27 a.C.; e Império, de 27 a.C. a 476 d.C., quando o último Imperador romano foi deposto, pondo fim ao Império Romano do Ocidente.
Atividade: págs. 148, 149.
Quais povos viviam na península itálica?
Explique a lenda da origem de Roma.
(aula 24)
Esparta:
Governo formado por dois reis.
Os habitantes eram divididos em três grupos sociais: esparciatas, periecos, e hilotas.
Educação militar a partir dos sete anos para formação de soldados.
Atividade: pág. 133 a 135.
Para manter o controle sobre os povos conquistados, o que os espartanos desenvolveram?
O que é uma oligarquia?
Que tipo de trabalho os hilotas faziam?
Quem eram os periecos?
Qual era o objetivo principal da educação espartana?
(aula 23)
Democracia em Atenas:
Era diferente da atual (representativa),
Era direta, o cidadão discutia política em praça pública, e depois votava.
Somente grandes proprietários, do sexo masculino, podiam participar.
Eclésia: Assembléia do povo. Aprovava ou rejeitava projetos para Atenas. Apenas os cidadãos podiam participar.
Atividade: pág. 129.
A democracia ateniense apresentava qual ideia básica?
Quem era considerado cidadão em Atenas?
O que era a Eclésia?
Quem eram os estrategos?
O que era o ostracismo?
(aula 22)
Insatisfação popular e democracia em Atenas.
Os proprietários de terras que não eram da aristocracia queriam participar da política.
Os pequenos proprietários de terras, camponeses, queriam terras melhores e o fim da escravidão por dívidas.
A população ateniense começou a exigir reformas.
Atividade: pág. 128.
Como os camponeses podiam se tornar escravos?
Quem formava a aristocracia ateniense?
Qual a principal reforma que Sólon fez?
O que o político Clístenes fez?
(aula 21)
Formação da Grécia antiga: primeiros povoadores.
Foi a partir do segundo milênio a.C. que diversos povos (aqueus, jônios, eólios e dórios) começaram a se estabelecer na região da Grécia. Ali misturaram seus modos de ser e de viver e, ao longo do tempo, construíram certa unidade cultural que ficou conhecida como ‘Grécia antiga’ ou Hélade.
Atividade: págs. 126, 127.
Cite as características das pólis.
Na parte rural das pólis o que era cultivado e criado?
Por que milhares de gregos saíram das suas cidades e foram para outras regiões?
(aula 20)
Reino de Cuxe.
Ao sul do rio Nilo, havia uma região chamada pelos egípcios de Núbia, palavra que significa “terra do ouro”. Ali, a partir do II milênio a.C., desenvolveu-se o Reino de Cuxe. Essa sociedade surgiu nas terras que correspondem, mais ou menos, ao atual território do Sudão.
Atividade (págs. 117 a 119):
Como e quando o Egito foi conquistado pelo Reino de Cuxe?
Cite exemplos da influência egípcia sobre os cuxitas.
Qual o papel da mulher na sociedade cuxita?
O que as ‘rainhas-mães’ influenciavam?
(aula 19)
Sociedade, cultura e religião no Egito antigo.
Atividade: pág. 108.
O que o sistema jurídico garantia?
Cite os nomes de duas faraós.
Por que os egípcios eram considerados politeístas?
Qual era a principal divindade egípcia?
Resumir a mumificação no Egito. Por que os mortos eram mumificados? Como era feita a mumificação?
(aula 18)
A sociedade egípcia.
Os grupos sociais do Egito antigo estavam divididos de acordo com o trabalho ou função social que cada um desempenhava. No topo da hierarquia social estava o faraó e membros da sua família.
Atividade: pág. 104 a 107.
Quem era escravizado no Egito antigo?
Todas as pessoas comiam carne no Egito? Explique.
Cite quais eram os diferentes tipos de artesãos.
Quais eram as funções dos escribas?
Quais eram as funções do vizir?
Quais eram as funções dos sacerdotes?
O que o faraó controlava?
(aula 17)
Egito antigo e Reino de Cuxe.
Há cerca de 4 mil anos, duas poderosas sociedades se desenvolveram no continente africano, às margens do rio Nilo: o Egito antigo e o Reino de Cuxe. Muitas pessoas já ouviram histórias sobre o Egito antigo, famoso por suas pirâmides, faraós, múmias e hieróglifos. O Reino de Cuxe, porém, ainda é pouco conhecido.
*Hieróglifo: tipo de escrita de antigas civilizações.
Atividade: pág. 102.
Onde está situado o Baixo Egito?
Onde está situado o Alto Egito?
O que se praticava por volta de 5 mil anos no alto e baixo Egito?
O que aconteceu em 3.100 a. C.?
Quem comandou o Egito a partir de 3100 a. C.?
(aula 16)
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(aula 15)
Sociedade Mesopotâmica.
Na Mesopotâmia, o rei exercia o poder político, militar e religioso. Os nobres e sacerdotes eram os grupos mais privilegiados. Depois deles estavam os funcionários do Estado, os chefes guerreiros, os artesãos, os camponeses e os escravos. Quando era necessário fazer obras públicas as pessoas livres eram convocadas para o trabalho obrigatório. Os escravos também trabalhavam nas obras públicas (construção de templos, canais de irrigação, diques, etc.).
Atividade (págs. 90 a 95).
Por que os povos mesopotâmicos eram considerados politeístas?
O que aconteceu com o poder do rei a partir do II milênio a. C.?
Como os impostos eram arrecadados?
O sistema de escrita foi desenvolvido para gravar informações de quais atividades?
O que o Código de Hamurábi reunia?
Explique o princípio de talião.
(aula 14)
Mesopotâmia
A palavra Mesopotâmia é de origem grega e significa “entre rios”. Essa palavra foi utilizada para designar a região entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio. Atualmente, essa região corresponde à maior parte do território do Iraque.
Atividade. Págs. 86 a 88.
Cite três povos que habitaram a Mesopotâmia.
O que começou por volta de 8000 a. C. na Mesopotâmia?
Por que os povos da região construíram diques?
Por que foram construídos canais de irrigação?
Quem formava as famílias alargadas na Mesopotâmia?
Quem fazia parte das famílias nucleares?
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Conteúdo da prova de História.
Origens da humanidade. Texto, 4 Questões.
Pré-história e história.Texto, 3Q.
Na África os vestígios mais antigos. Texto, 4Q.
Paleolítico. Texto, 4Q.
Neolítico, sociedades agrícolas e pastoris. Texto, 6Q.
Origem dos primeiros habitantes da América. 1 atividade.
Primeiros povoadores do atual território brasileiro. Texto, 5Q.
América indígena. Texto. Resumo olmecas, maias...
Os Tupi-guarani. 4Q.
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Os Tupi-guarani
Atividade: págs. 77 a 80.
O que aconteceu com os tupi-guaranis por volta de 500 d. C.?
Os tupi-guaranis se subdividiam em quais grupos?
Por quais motivos os tupi-guaranis deslocavam suas aldeias?
Por quais motivos os povos tupis-guaranis guerreavam?
(aula 12)
América indígena
Os olmecas, os maias e os astecas viviam em uma área chamada Mesoamérica, que corresponde atualmente a uma parte do México, Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Costa Rica, Nicarágua e Panamá.
Já os incas viviam nas regiões andinas da América do Sul, entre a cordilheira dos Andes e o litoral do oceano Pacífico.
Atividade. Pesquisar os povos:
Olmecas:
Maias:
Astecas:
Incas:
(aula 11)
Primeiros povoadores do atual território brasileiro.
Por volta de 8 mil anos atrás, parte do litoral brasileiro era habitada por povos seminômades. Alguns desses povos deixaram como vestígios de sua presença os sambaquis. No Brasil, foram encontrados fósseis de uma mulher que viveu há cerca de 11 mil anos. Esse achado foi batizado de Luzia.
Atividade (págs. 52, 55, 57, 59).
O povo de Luzia se abrigava onde?
Qual o significado da palavra ‘rupestre’?
Quais instrumentos foram encontrados no Rio Grande do Sul?
Como são formados os sambaquis?
Atualmente, por que a preservação dos sambaquis continua ameaçada?
(aula 10)
Origem dos primeiros habitantes da “América”.
Existem indícios de que os primeiros seres humanos da espécie Homo sapiens surgiram na África. Os pesquisadores supõem que, de lá, eles teriam se deslocado para outras regiões do mundo, entre elas a América.
Os estudiosos elaboraram algumas hipóteses sobre esse deslocamento: hipótese asiática, hipótese malaio-polinésia, hipótese da dupla origem.
Atividade: (pág. 50) descreva cada uma das hipóteses de deslocamento:
Hipótese asiática:
Hipótese malaio-polinésia:
Hipótese da dupla origem:
(aula 9)
Neolítico: sociedades agrícolas e pastoris.
Ocorreu a partir de 8000 a.C.
Também chamado de ‘nova idade da pedra’. As ferramentas eram feitas de pedra polida.
Atividade (págs. 41, 42).
Além dos instrumentos de pedra polida, quais foram as outras inovações do Neolítico?
Na África e no Oriente Médio, quais animais foram criados?
Na América, quais plantas e quais animais serviam de alimento?
No Neolítico o homem parou de caçar e de coletar alimentos? Explique.
Explique o que é o sedentarismo.
Você consome alguns dos alimentos que tiveram origem no neolítico? Quais?
(aula 8)
Paleolítico
Povos caçadores-coletores:
praticavam a caça, a pesca e a coleta de alimentos.
eram nômades, mudavam de local quando os alimentos acabavam.
Atividade (págs. 38 a 40).
Quais foram os primeiros instrumentos fabricados pelos grupos humanos?
Como os humanos aprenderam a controlar o fogo?
Como o fogo era utilizado?
Quais materiais foram usados na construção de abrigos?
(aula 7)
Atividade (págs. 32, 33): cite as características, onde viveram, e outras informações do:
Homo habilis:
Homo erectus:
Homem de Neandertal:
Homo sapiens:
(aula 6)
Na África, os vestígios mais antigos.
Segundo alguns pesquisadores, os fósseis mais antigos de nossos ancestrais estão no continente africano. Esses ancestrais teriam migrado da África para outras regiões do mundo, como Ásia, Europa, América e Oceania.
Atividade. Pág. 31.
Quando e onde viveram as espécies mais antigas de Australopithecus?
Quais eram as características físicas dos Australopithecus?
Qual era a alimentação deles?
O que aconteceu com a maior parte dos Australopithecus?
(aula 5)
Pré-História e História
Pré-História é o longo período que inicia com o surgimento do ser humano e termina com o surgimento da escrita, por volta de 4.000 a.C.
O período posterior foi chamado de “Histórico”. A distinção entre Pré-História e História foi criada por historiadores europeus que viveram no século XIX.
Atividade. Pág. 30.
O que a arqueologia estuda?
O que a paleantropologia estuda?
O que é um fóssil?
(aula 4)
Origens da humanidade. Explicações diferentes.
Vários povos do mundo desenvolveram diferentes explicações sobre a origem humana. As explicações podem ter base em mitos, nas religiões e nas ciências.
Atividade: (págs. 28, 29).
Segundo a mitologia grega quem criou os homens? Como?
De acordo com o criacionismo, quem criou o ser humano? Como?
Explique a teoria da evolução.
Em qual explicação você acredita? Por quê?
(aula 3)
Tempo e formas de registro.
O tempo histórico é aquele que se relaciona com as ações humanas no espaço e no tempo. Assim o tempo histórico é o tempo das criações culturais.
As cronologias estabelecem sequências para os acontecimentos, e o calendário é usado para dividir, medir e organizar o tempo.
Atividade: pesquisar as características dos calendários:
chinês:
judaico:
(aula 2)
As fontes históricas.
Em história a palavra fonte é utilizada para se referir às fontes de pesquisa utilizadas pelo historiador. As fontes podem ser escritas, e não escritas.
Atividade. (Pág. 14). Cite dois exemplos de:
fontes escritas:
fontes não escritas:
(aula 1)
História, memória e cultura.
A construção da memória é influenciada por interesses sociais e, com frequência, os marcos históricos são escolhidos a partir das memórias dos grupos dominantes. Para reagir contra os esquecimentos, devemos desenvolver uma atitude historiadora que busca preservar as memórias dos diversos grupos sociais.
Atividade: páginas 10 a 12.
Cite três objetivos do estudo da história.
O que a atitude historiadora busca?
O que é a cultura?
O que é a diversidade cultural?