7º ano Geografia
Livro didático de Geografia (40 páginas-clique aqui).
(aula 34)
As regiões do Brasil.
Região Norte: ocupação e população.
Inicialmente ocupada por povos indígenas.
Mais tarde passou a ser ocupada e explorada por outros grupos sociais que migraram para a região.
Extrativismo vegetal (drogas do sertão, látex, etc.), exploração mineral (ouro, cobre etc.) e agricultura são algumas das atividades econômicas da região.
Atividade: págs. 130 a 132.
Quais são as drogas do sertão?
O que provocou uma grande exploração do látex entre o séc. XIX e XX?
Por que o extrativismo do látex atraiu pessoas e empresas?
Por que houve a partir de 1960 vários projetos de integração da região?
Os migrantes em Rondônia vieram principalmente de qual estado?
Quais são as populações tradicionais que vivem na região norte?
Os povos da floresta praticam quais atividades?
(aula 33)
Transporte ferroviário, aéreo e fluvial no Brasil.
Expansão da malha ferroviária a partir do séc. XIX.
Transporte aéreo de pessoas e mercadorias: mais rápido.
Transporte fluvial: baixo custo, rios navegáveis.
Atividade: págs. 105, 106.
Devido à priorização do transporte rodoviário, o que aconteceu com a malha ferroviária?
A ferrovia Ferronorte liga quais regiões?
Por que o transporte aéreo passou a ser mais usado na década de 2000?
A hidrovia Tocantis-Araguaia reduz o custo do quê?
O que acontece nos terminais intermodais?
(aula 32)
Transportes no Brasil.
Atividade: pág. 103, 104.
Qual foi a solução encontrada para promover a integração nacional?
A transferência da capital federal incentivou o quê?
O Brasil tem quais modais de transporte?
Por que o transporte de cargas por rodovias é mais caro?
Explique a crise de abastecimento de 2018.
(aula 31)
Regiões metropolitanas.
De acordo com o desenvolvimento de suas atividades administrativas, industriais, comerciais, educacionais, médicas, culturais, entre outras, um município pode exercer forte influência sobre outros. Esse processo recebe o nome de polarização, pois o município passa a funcionar como um polo (centro) de atração de pessoas e investimentos. Em muitos casos, o intenso crescimento deu origem a regiões metropolitanas.
Atividade: pág. 100.
O que são as regiões metropolitanas?
O que é a conurbação?
O que é a verticalização?
De acordo com o mapa, cite três regiões metropolitanas do Brasil.
(aula 30)
A urbanização brasileira.
Durante o processo de urbanização, o meio urbano cresce mais do que o meio rural. Há uma migração gradativa da população do campo para a cidade. Isso ocorre em consequência do chamado êxodo rural. Por sua vez, o crescimento urbano consiste na expansão de áreas ocupadas pelas cidades.
No Brasil, a urbanização só acelerou com a industrialização e as migrações do campo para a cidade a partir do final do século XIX e, sobretudo, na segunda metade do século XX.
Atividade: págs. 96, 97.
No período colonial, qual era a função das cidades?
A ampliação do cultivo de café fez surgir o quê?
Os imigrantes que fixaram-se nas cidades exerciam quais atividades?
Quais são os dois pilares da urbanização brasileira?
Qual a porcentagem da população que vivia nas cidades em 2010?
Pesquise e explique três problemas urbanos atuais do Brasil.
(aula 29)
Fontes de energia: usinas hidrelétricas e usinas termelétricas.
A produção de energia é um dos fatores fundamentais para a expansão industrial. No Brasil, a maior parte da energia elétrica é gerada em usinas hidrelétricas.
A existência de bacias hidrográficas com rios perenes (rios que não ‘secam’) e o relevo de planalto (região mais alta) em grande parte do país favorecem a geração de energia por meio de hidrelétricas.
Atividade: pág. 85.
Como são movidas as usinas termelétricas?
Por que as termelétricas são piores, se comparadas com as hidrelétricas?
Cite 4 outras fontes de energia usadas no Brasil.
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(aula 28)
A indústria de ponta.
A partir de 1970, ocorreram grandes transformações nas indústrias, entre elas a introdução de novas tecnologias.
A inovação tecnológica é um dos principais fatores que caracterizam a industrialização atual.
O Brasil é um país que investe muito pouco em ciência e tecnologia, e por isso apresenta baixo desenvolvimento tecnológico na maioria dos setores onde atua.
Atividade: pág. 84.
Quais são as características da Terceira Revolução Industrial?
O que são as indústrias de ponta?
A produção tecnológica brasileira tem sido incentivada em quais setores?
(aula 27)
Redistribuição espacial da indústria no Brasil.
A concentração de indústrias no sudeste levou o Estado a criar meios para expandir as indústrias para outras regiões.
Foi criada uma rede de transporte e, mais tarde, foi concedida isenção fiscal e outros meios para atrair indústrias para outras regiões do país.
Atividade: pág. 83.
Como a isenção fiscal pode atrair indústrias?
Como a infraestrutura de transportes ajuda na redução de custos das indústrias?
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(aula 26)
Atividade: pág. 82.
O que o governo exigiu das empresas automobilísticas estrangeiras?
O que atraiu as multinacionais para o Brasil nos últimos anos?
As empresas multinacionais brasileiras atuam em quais setores?
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(aula 25)
A concentração industrial no sudeste.
A partir do fim do século XIX, o Rio de Janeiro (então capital federal) e o estado de São Paulo concentraram grande parte da produção industrial brasileira.
Atividade. Pesquisar o significado:
infraestruturas de transporte:
núcleos urbanos:
parque industrial:
mercado interno:
mercado externo:
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(aula 24)
A Industrialização brasileira.
Denomina-se industrialização o processo de implantação de indústrias em um país ou região.
A industrialização também costuma levar à urbanização e a certa subordinação do campo à cidade. O meio rural passa a produzir essencialmente para o urbano: matérias-primas para a indústria.
A industrialização também modifica profundamente o espaço geográfico, alterando grande parte da natureza original.
No Brasil, o processo de industrialização teve início no fim do século XIX.
Atividade: pág. 80.
Por que não havia atividade industrial no período colonial?
Qual atividade industrial passou a ser permitida em 1808?
Explique a industrialização brasileira no período pós-1930.
As primeiras atividades industriais brasileiras estavam em quais setores?
(aula 23)
Reforma agrária no Brasil.
Atividade. Pág. 78.
Explique a expressão ‘reforma agrária’.
Quais propriedades não podem ser desapropriadas?
Qual situação propiciou a organização de movimentos sociais em favor da reforma agrária?
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(aula 22)
A agricultura familiar.
Atividade. Pág. 74.
A agricultura familiar é responsável pelo quê?
Qual é a principal mão de obra deste tipo de agricultura?
Como é a agricultura de subsistência?
O sistema de integração agropecuária é comum em quais setores?
Por que o crédito é importante para a agricultura familiar?
(aula 21)
A expansão da fronteira agrícola e o agronegócio no Brasil.
Fronteira agrícola: refere-se às áreas-limite onde se pratica a atividade agropecuária.
Agronegócio: corresponde ao conjunto de atividades envolvidas na produção agropecuária.
Atividade. Pág. 73.
O que a mecanização da agricultura provocou em 1960?
Quais incentivos o governo ofereceu aos produtores para expandir a fronteira agrícola?
Como a expansão da fronteira agrícola pode gerar uma nova organização do espaço?
Além da pecuária e do cultivo agrícola, o que mais compõem o agronegócio?
O que são as commodities?
(aula 20)
A modernização da agropecuária.
Atividade. Pág. 72.
Quais transformações aumentaram a produtividade da agricultura brasileira?
O que é o processo da ‘Revolução Verde’?
Qual é o objetivo da Embrapa?
Explique o melhoramento genético.
O processo de modernização foi implantado em todo o Brasil? Explique.
(aula 19)
A Agropecuária no Brasil.
Transformação da agropecuária:
-Período colonial: grandes propriedades monocultoras.
-Final do século XIX: monocultura do café, e pequenas propriedades policultoras de subsistência.
-Século XX: extensas lavouras comerciais de arroz para mercado interno no RS.
-No sudeste e centro-oeste: grandes propriedades destinadas à produção para exportação.
Atividade. Págs. 70, 71.
No período colonial, qual foi o principal produto de exportação?
Além do gado bovino, o Brasil se destaca pela criação de quais outros animais?
O Brasil é o principal exportador de carne para os países de quais regiões?
O que é a pecuária extensiva?
O que é a pecuária intensiva?
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(aulas 17 e 18)
Emigração e migrações internas.
Atividade. Págs. 59, 60.
Quem são os 'brasiguaios' e em qual país eles estão?
Explique a chamada ‘fuga de cérebros’.
Por que muitas pessoas saíram do nordeste e foram para a Amazônia em 1970?
Quais as consequências do fluxo migratório de gaúchos e paranaenses para o Centro-oeste e Norte?
(aulas 15, 16)
População em movimento
Migrações:
podem ser voluntárias ou forçadas.
internas ou externas.
Atividade. Págs. 56 a 58.
Quando as migrações são voluntárias?
Quando as migrações são forçadas?
Quem é emigrante?
O que é a colonização de povoamento?
O que é a xenofobia?
Quais situações fazem os refugiados deixarem os seus países?
A partir de 2015, milhares de venezuelanos vieram para o Brasil devido ao quê?
(aulas 13, 14)
Distribuição e dinâmica populacional.
População absoluta e população relativa.
Segundo o IBGE, em 2021, o Brasil tinha 213.317.639 habitantes.O Brasil é um país populoso, mas é pouco povoado.
Atividade. Págs. 49 a 51.
Uma grande população representa quais desafios para o país?
Por que o Brasil é pouco povoado se comparado a países como Bangladesh?
Quais são as regiões brasileiras mais populosas?
Cite dois municípios com população 100% urbana?
O que o censo de 2010 mostrou?
6) O que é a taxa de natalidade?
7) O que é a taxa de mortalidade?
8) O que é a expectativa de vida?
9) Pesquise os indicadores sobre o RS:
natalidade:
mortalidade:
expectativa de vida:
(aula 8)
A população brasileira
O povo brasileiro apresenta grande diversidade étnica e cultural. A mistura de vários povos, iniciada séculos atrás, desde a chegada dos colonizadores portugueses, é um traço marcante da população brasileira.
Atividade. Págs. 43 a 45.
Por que atualmente temos poucos indígenas no Brasil?
Onde vivem a maioria dos povos indígenas?
O que é o censo demográfico?
Por que o direito à terra dos indígenas é um direito originário?
O que é a Funai?
Quais grupos invadem as terras indígenas?
Os movimentos de consciência negra lutam pelo que?
(aula 7)
Atividade. Pág. 31.
Qual é a função do IBGE?
Quais são as cinco macrorregiões criadas pelo IBGE em 1969?
A regionalização feita pelo IBGE dá apoio ao quê?
Caracterize as regiões geoeconômicas:
Amazônia:
Nordeste:
Centro-Sul:
Conteúdo da prova de Geografia 1º trimestre:
Território brasileiro. Texto, 4 Questões.
Formações vegetais brasileiras. Texto, resumo vegetação.
Potencialidades econômicas do Brasil. 6Q.
Formação do território brasileiro. Texto, 6Q.
O Estado brasileiro. Texto, gráfico.
A divisão política do Brasil. Texto, 7Q.
(aula 6)
Divisão político-administrativa do Brasil.
Os estados da federação.
O território brasileiro está dividido em 27 unidades federativas (26 estados) e um Distrito Federal. Além dos estados, o Brasil tinha em 2017 um total de 5.570 municípios.
Atividade. Págs. 28 a 30.
Como é formado o Distrito Federal?
Qual é o maior estado brasileiro em extensão?
Quais são os piores estados de acordo com os indicadores de renda, educação e saúde?
Quando devemos usar o termo “Estado”?
Explique como é feita a administração do Distrito Federal.
Cite algumas modificações recentes da divisão interna do território brasileiro.
A divisão de um território em regiões possibilita o quê?
(aula 5)
O Estado Brasileiro.
O Estado brasileiro está organizado em três setores, ou seja, três poderes: o Poder Executivo, o Legislativo, e o Judiciário.
Atividade: copiar o gráfico sobre o Estado Brasileiro e seus três poderes (pág. 27).
(aula 4)
Formação do território brasileiro: as conquistas territoriais.
A evolução das fronteiras brasileiras está relacionada às disputas territoriais e à organização de atividades econômicas, que ocorrem desde o período colonial.
Atividade. Págs. 20, 21, 22, 24.
Quais fatores propiciaram a concentração populacional na faixa litorânea?
O que gerou a ocupação em direção ao interior do território?
De acordo com o mapa, qual atividade econômica era praticada no RGS?
Quais medidas Portugal tomou para proteger a Amazônia de invasões?
Qual território o Brasil perdeu na Guerra da Cisplatina?
Como o Brasil conseguiu incorporar o Acre ao seu território?
(aula 3)
Potencialidades econômicas do Brasil.
Atividade. Págs. 15, 16.
1) A estrutura geológica brasileira é rica em quê?
2) A rede hidrográfica contribui para quais atividades?
3) O litoral brasileiro propicia o desenvolvimento de quais atividades?
4) Cite exemplos de como a exploração predatória provoca prejuízos ambientais.
5) A Política Nacional do Meio Ambiente visa o quê?
6) A legislação ambiental brasileira prevê o quê?
(aula 2)
Formações vegetais brasileiras.
A vegetação contribui para a formação de diferentes paisagens e se relaciona diretamente com outros elementos naturais, como o clima e o relevo. No Brasil predomina o clima tropical. Já o relevo brasileiro tem formação muito antiga e se caracteriza por ter forma aplainada.
Atividade (pág. 14). Cite as características e localização:
Floresta Amazônica:
Mata Atlântica:
Caatinga e Cerrado:
Pantanal:
(aula 1)
O território brasileiro: características gerais.
Território: é a área administrada pelo Estado.
Fronteiras: são as linhas que delimitam os territórios entre os países.
Atividade. Pág. 12.
Como as fronteiras podem sofrer alterações?
As fronteiras são demarcadas com base em quê?
Com quais países o Brasil não faz fronteira?
A grande extensão da fronteira brasileira torna difícil combater o quê?