8º ano História
Livro didático de História (clique aqui).
(aula 32)
Transformações na sociedade.
A economia cafeeira e o fim do tráfico de escravizados.
1727: início do cultivo de café no Brasil. Exportação de café para os Estados Unidos e Europa.
1850: entrou em vigor a Lei Eusébio de Queirós, que proibiu o tráfico de escravizados para o Brasil.
(aula 31)
Segundo Reinado (1840-1889).
1847: adoção do parlamentarismo como sistema de governo.
O café foi o principal produto de exportação.
Principais cidades foram modernizadas com iluminação, transportes etc.
Fim gradual da escravidão.
Atividade: págs. 163 a 166.
Por que dom Pedro II escolheu políticos liberais para compor seu primeiro ministério?
Descreva a disputa e a violência entre liberais e conservadores nas eleições.
Por que o partido conservador exigiu a anulação das eleições?
Por que a preocupação de muitos políticos era chegar ao poder?
Como era o sistema de governo parlamentarista?
Na revolta praieira, o que o Partido da Praia pretendia?
Cite três dos principais pontos do ‘Manifesto ao Mundo’.
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Conteúdo da prova de história 3º trimestre:
-Reação internacional às independências… 4Q.
-O processo de independência no Brasil. Texto, 1Q.
-Família Real no Brasil. 4Q.
-Regência de dom Pedro. Texto, 4Q.
-O Primeiro Reinado (1822-1831). Texto, 4Q.
-O período regencial. Texto, 4Q.
-Período regencial (continuação). Texto, resumo.
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(aula 30)
Período regencial (continuação).
1834: morte de Pedro I em Portugal.
Aprovação do Ato Adicional de 1834: introdução da regência una, criação das assembleias provinciais, suspensão do conselho de Estado.
Golpe da maioridade: mesmo tendo apenas 14 anos foi declarada a maioridade do príncipe (dom Pedro II), sendo coroado imperador do Brasil.
Atividade: pesquisar (mínimo 5 linhas) as revoltas do período regencial.
Revolta dos Malês:
Cabanagem:
Sabinada:
Balaiada:
(aula 29)
O período regencial.
O período regencial foi um dos mais agitados da história brasileira. Nessa época, o Império sofreu com frequentes rebeliões que contestavam o governo central, lutavam contra a escravidão e as dificuldades econômicas.
Para os revoltosos, as lutas eram uma possibilidade de melhorar suas condições de vida. Para o governo central, as rebeliões eram uma ameaça à ordem e à unidade territorial do país.
Atividade: págs 145 a 147.
O que aconteceu em 7 de abril de 1831?
O que era a Guarda nacional?
O título de coronel era concedido para quem?
Descreva os grupos partidários do período regencial e seus objetivos.
(aula 28)
O Primeiro Reinado (1822-1831).
Com a proclamação da independência do Brasil foi preciso criar as estruturas do novo Estado brasileiro. Em meio a conflitos e disputas políticas, foi elaborada a primeira Constituição do país, a lei máxima e fundamental de um Estado. Também foi criada a primeira bandeira do Brasil.
Atividade: págs. 137, 138.
O que o governo brasileiro fez para ter sua independência reconhecida por Portugal?
O Partido Português e o Partido Brasileiro divergiam em qual assunto?
No século XIX, e após a independência, o tráfico de escravos deixou de existir? Explique.
Por que os deputados e proprietários de terras diziam que a população negra não deveria ter direitos?
(aula 27)
Regência de dom Pedro.
1820: Revolução Liberal do Porto, em Portugal.
Revoltosos exigiam a volta de dom João VI para Portugal.
Dom Pedro é deixado como príncipe regente no Brasil.
Atividade: pág. 126.
Além da volta de João VI para Portugal, o que os rebeldes pretendiam?
Explique o que foi o ‘Dia do fico’.
O que os líderes da Revolução do Porto desejavam?
Por que o objetivo de recolonizar o Brasil não teve êxito?
(aula 26)
Família real no ‘Brasil’ (1808).
Atividade: págs. 122, 123.
Por que a corte portuguesa veio para a colônia Brasil?
Por que a abertura dos portos foi importante para o comércio?
Como o Brasil deixou de ser colônia de Portugal?
As medidas de dom João VI satisfaziam quem?
(aula 25)
O processo de independência do ‘Brasil’.
Existia dificuldade de comércio dentro do território colonial (‘brasileiro’).
Vários conflitos colocaram a população contra o governo português.
Ideias iluministas também influenciaram a luta pela independência.
Negros livres e escravizados também lutaram pela independência. Por outro lado, os grandes proprietários de terras temiam que a independência provocasse a abolição dos escravos.
Atividade: pág. 116.
Descreva os grupos sociais:
Colonizadores:
Colonos:
(aula 24)
Reação internacional às independências, o pan-americanismo.
Atividade. Págs. 110, 111.
Por que a Inglaterra foi favorável a emancipação das colônias espanholas e do Brasil?
O que é o pan-americanismo?
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) procura estimular o quê?
Quem eram os caudilhos?
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Conteúdo da prova de história:
-Época de Napoleão. Texto, 8 Questões.
-Independência dos EUA. Texto, 6Q.
-As Treze Colônias conflitos Inglaterra. 3Q.
-A independência das Treze Colônias. Texto, 5Q.
-Independências América Latina. Sociedade colonial. Texto, 5Q.
-Independência do México, América Latina. Resumo.
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(aula 23)
Independência do México (ex-Nova Espanha).
Atividade: (págs. 103 a 107)
Descrever os personagens no processo de independência, pelo que eles lutavam, e o que aconteceu eles.
a) Miguel Hidalgo, e José Morelos:
b) Agustín de Itúrbide:
Independências na América do Sul.
c) San Martín:
d) Simón Bolívar:
(aula 22)
Independências na América Latina.
As colônias da América Latina se libertaram de suas metrópoles, sobretudo, nas primeiras décadas do século XIX. Nesse período, várias condições favoreceram as lutas por independência. Entre elas, a influência das ideias liberais iluministas, a busca por autonomia administrativa e mercados livres, e as lutas contra o trabalho forçado.
Sociedade colonial na América Espanhola.
Atividade: págs. 100, 101.
Quem eram os chapetones?
Quem eram os criollos?
Quais cargos os chapetones ocupavam?
Qual era o poder político dos criollos?
Como era a vida das camadas populares, e pelo que eles lutavam?
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(aula 21)
A Independência das Treze Colônias.
As ideias iluministas influenciaram a independência dos EUA.
Apesar da independência, e da elaboração de uma Constituição, a escravidão continuou existindo nos EUA.
Atividade: págs. 85 a 90.
O que aconteceu em 4 de julho de 1776?
Qual país deu a Estátua da Liberdade para os EUA e por quê?
Após a independência, e depois de feita a Constituição, por que os direitos não eram válidos para todos?
A cidadania plena podia ser exercida apenas por quem?
Explique uma contradição social que existe na história dos EUA.
(aula 20)
As Treze Colônias e os conflitos com a Inglaterra.
Atividade: pág. 83
Após a Guerra dos Sete Anos, entre Inglaterra e França, como o governo inglês procurou compensar os gastos com a guerra?
Cite as principais medidas das Leis Intoleráveis.
Por que as medidas tomadas pela Inglaterra contra as Treze Colônias tiveram um efeito contrário ao esperado?
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Atividade 1: recuperação de carga horária.
A independência dos EUA, a Constituição, e a luta por direitos.
Pesquisar sobre a luta por direitos após a independência dos EUA:
-a luta dos afro-estadunidenses pelos direitos civis.
-a luta dos povos indígenas por direitos.
-a luta das mulheres por direitos.
Pesquisar em 2 sites, e anotar.
Mínimo 2 páginas, máximo 4. Não colocar capa.
Entregar até 14/08.
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(aula 19)
Independência dos Estados Unidos da América (EUA).
Os Estados Unidos são um dos países mais poderosos do mundo. O maior arsenal militar do planeta encontra-se naquele país, onde também se concentra quase 25% da produção econômica mundial. O estilo de vida de seus moradores é difundido por todo o mundo. Mas os Estados Unidos nem sempre foram uma grande potência. Seu passado colonial revela uma origem parecida com a de outros países da América.
Atividade: págs. 78 a 80.
Cite 3 das 13 colônias fundadas pelos ingleses.
Na época (séc. XVII) por que muitos ingleses deixaram seu país?
Quem eram os puritanos?
Durante a conquista da América do Norte, o que aconteceu com os povos indígenas que já habitavam a região?
Quais pessoas foram atraídas para o ‘Novo Mundo’, e o que aconteceu com elas?
Como os indígenas impediram que os ingleses morressem de fome?
(aula 18)
Época de Napoleão (1799-1815).
Consulado: 1799-1804. Napoleão é eleito primeiro-cônsul.
Império: 1804-1815.
*Volta da monarquia; Napoleão tornou-se imperador.
*Expansão militar; Bloqueio Continental à Inglaterra.
*Fuga da família real portuguesa para o Brasil.
Governo dos Cem Dias: Napoleão reconquistou o poder, mas foi derrotado na batalha de Waterloo.
Atividade: págs. 66, 67.
O que Napoleão podia fazer como primeiro-cônsul?
Como Napoleão reorganizou o ensino público francês?
Como Napoleão conseguiu ser cônsul vitalício?
Como a monarquia foi restabelecida em 1804?
(aula 17)
Diretório (1795-1799)
Diretório: comandava o governo francês; órgão composto por cinco deputados eleitos pelo Legislativo.
Nessa fase, a burguesia ampliou seu controle sobre o governo.
Nessa época o general Napoleão Bonaparte comandou o exército e lutou contra países vizinhos.
Atividade (pág. 64):
Qual era a ‘ameaça externa’ sofrida pelo governo?
Como Napoleão ganhou prestígio?
Como Napoleão derrubou o Diretório?
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Aviso: prova trimestral, mista (objetiva/dissertativa); 8 questões; 4 pontos.
Turma 81 dia 26/06.
Turma 82 dia 27/06.
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Trabalho Educação Ambiental 2024.
Organização:
1º Trimestre: pesquisar e entregar a pesquisa escrita.
Critérios de avaliação:
Individual, dupla, grupo (máximo 5 pessoas).
Pesquisar somente o assunto escolhido pelo grupo/professor(as).
Pesquisar e citar os nomes/links de no mínimo 3 sites.
Mínimo 4 páginas, máximo 6 (de conteúdo, além da capa). Colocar nome(s), data, turma, título na capa. Só texto; sem imagem.
O trabalho deve ser escrito à mão, com letra legível (não pode ser impresso).
Entregar entre os dias 14/06 e 25/06. *Trabalhos entregues fora do prazo terão redução progressiva na nota.
Vale (no máximo) 3 pontos para história e 3 para geografia.
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Avisos:
-A prova trimestral será na última semana de junho.
-Todos(as) devem fazer a atividade sobre as chuvas-enchentes no RS.
-Fazer a pesquisa sobre educação ambiental e entregar a partir do dia 14/06, até no máximo o dia 25/06. Será explicado na aula presencial os detalhes da pesquisa.
-Completar o caderno e revisar o conteúdo. Copiar o que falta; responder o que falta e tirar dúvidas com o professor.
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Atividade de história e geografia para a semana de 4/06 a 7/06.
Pesquisar uma cidade que tenha sido afetada pelas chuvas/enchentes. Ano de criação da cidade, número de habitantes, localização da cidade (perto rio, montanhas, Vale etc), o que é produzido na cidade, indústrias comércio etc. Escrever sua opinião sobre o que aconteceu na cidade. Tudo deve ter entre 8 e 15 linhas.
*A atividade será corrigida nas aulas presenciais.
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(aula 16)
Convenção Nacional (1792-1795) e Ditadura Jacobina.
-Grupos políticos com opiniões diferentes sobre o rumo da revolução.
-O Rei e a rainha foram condenados à morte.
-Os jacobinos tomaram o poder.
-Ditadura jacobina (fase do terror): perseguição e execução de todos que fossem considerados traidores.
Atividade. Págs. 59 a 61.
Quem eram e o que defendiam:
Girondinos:
Jacobinos:
Planície:
2) Depois de julgado, o que aconteceu com o rei e com a rainha?
3) Qual líder jacobino liderou a ditadura?
4) O que aconteceu com Robespierre e seus aliados em 1794?
(aula 15)
Monarquia constitucional (1791-1792).
Em 1791, a Assembleia aprovou uma Constituição para França. Com esse documento, a França tornou-se uma monarquia constitucional. A Constituição instituiu, entre outras coisas, a igualdade jurídica entre os cidadãos, mas com a manutenção da escravidão nas colônias; a divisão dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); etc.
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Conteúdo da prova:
Revolução Inglesa. Texto, 5 Questões.
Processo revolucionário e guerra civil. 4Q.
Desdobramentos da Revolução Gloriosa. Texto, 7Q.
Iluminismo. Texto, 7Q.
Liberalismo econômico, neoliberalismo. 1 atividade.
Revolução Industrial.Texto, 2Q.
Primeira Revolução Industrial e avanços tecnológicos. Texto, 3Q.
Impactos da Revolução Industrial. Texto, 10Q.
Industrialização, urbanização e meio ambiente. 4Q.
Contexto da Revolução Francesa. Texto, 4Q.
Assembleia Nacional. Queda da Bastilha. Texto 3Q.
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Texto, 3Q.
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(aula 14)
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Em 26 de agosto de 1789, a Assembleia Constituinte proclamou a ‘Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão’, que se inspirava em ideias iluministas. A cidadania era limitada aos homens. Os principais pontos desse documento eram:
• respeito pela dignidade humana;
• liberdade de pensamento e de opinião;
• igualdade dos cidadãos perante a lei;
• direito à propriedade individual;
• direito de resistência contra a opressão política.
Atividade (págs. 56, 57).
A Declaração marcava a passagem dos ‘súditos’ para os ‘cidadãos’. Explique.
Por que as mulheres que participaram da revolução apresentaram e tentaram aprovar uma declaração paralela?
O que aconteceu com a revolucionária Olympe de Gouges?
(aula 13)
Assembleia Nacional Constituinte,
e a “Queda da Bastilha”.
A Revolução Francesa é comemorada no dia 14 de julho de 1789, quando os revolucionários invadiram a prisão da Bastilha, considerada um símbolo do poder absolutista. Depois a revolta se espalhou pela França, e o rei foi obrigado a abolir o regime feudal e alguns privilégios da nobreza e do clero.
Atividade. Págs. 53 a 55.
Qual era o objetivo da convocação da Assembleia dos Estados Gerais?
Qual era o objetivo dos deputados do terceiro estado ao proclamarem-se em Assembleia Nacional Constituinte?
Com base nas ideias iluministas, o que o povo exigia?
(aula 10)
Atividade. Págs. 50 a 52.
Explique os estados da sociedade francesa.
a) Primeiro estado:
b) Segundo estado:
c) Terceiro estado:
Por que a monarquia francesa elevou os gastos do Estado?
O que fez aumentar o preço dos alimentos em 1780?
Por que o rei passou a ser visto como insensível?
(aula 9)
Industrialização, urbanização e meio ambiente.
Atividade: págs. 44, 45.
Como a queima do carvão mineral e do petróleo prejudicam o meio ambiente?
Qual foi o efeito marcante da Revolução Industrial?
Quais iniciativas se aplicam ao desenvolvimento sustentável?
Como foi possível aumentar a oferta de alimentos, e assim aumentar a população urbana?
(aula 8)
Impactos da Revolução Industrial.
Burguesia: patrões; eram os donos das matérias-primas, das máquinas e das fábricas.
Proletariado: operários; vendem a sua força de trabalho em troca de um salário.
Atividade (págs. 39 a 41).
Como os operários eram tratados nas fábricas? (3 linhas)
Explique a relação entre salário e horas trabalhadas.
Quem inventou os primeiros modelos de avião?
Além do trabalho nas fábricas, o que mais as mulheres faziam?
Como era o trabalho das crianças nas fábricas, e como isso prejudicava elas?
Atividade (págs. 42, 43).
6) O que foi o ludismo? O que eles fizeram?
7) Com qual objetivo foram criados os sindicatos?
8) Antes da revolução industrial como era contado o tempo?
9) Na Revolução Industrial, explique a expressão ‘tempo é dinheiro’.
10) Pesquisar uma reivindicação atual de um sindicato: (3 linhas)
do RS:
do Brasil:
Conteúdo da prova de história 1º trimestre:
Revolução Inglesa. Texto, 5 Questões.
Processo revolucionário e guerra civil. Mapa mental.
República de Cromwell e desdobramentos da Revolução Gloriosa. Texto, 7Q.
Iluminismo. Texto, 7Q.
Liberalismo econômico, neoliberalismo. 1 atividade.
Revolução Industrial.Texto, 2Q.
Primeira Revolução Industrial e avanços tecnológicos. Texto, 3Q.
(aula 7)
A Primeira Revolução Industrial e os avanços tecnológicos.
1ª Revolução Industrial: ocorreu na Grã-Bretanha entre os sécs. XVIII e XIX.
Crescimento da indústria têxtil (tecidos), mineração e metalurgia.
Atividade. Pág. 36.
O que o tear mecânico podia fabricar?
De onde vinha a matéria prima usada no tear?
Quais invenções dessa época reduziram o tempo das viagens?
(aula 6)
Revolução Industrial
Revolução Industrial é o termo usado para identificar as transformações econômicas, técnicas e sociais ocorridas inicialmente na Grã-Bretanha, a partir da segunda metade do século XVIII (1760, Primeira Revolução Industrial).
Atividade. Págs. 34, 35.
Quais condições favoreceram o início da Revolução Industrial na Grã-Bretanha?
Explique cada forma de produção:
Artesanato:
Manufatura:
Maquinofatura:
(aula 5)
Atividade. (Pág. 27) Escolha e relacione três princípios iluministas com a Constituição Federal do Brasil de 1988.
(aula 4)
Iluminismo
Nos séculos XVII e XVIII, um conjunto de ideias gerou transformações que levaram a mudanças profundas nas bases das sociedades do Antigo Regime. Essas ideias foram chamadas de “Iluminismo”. Os pensadores iluministas valorizavam a razão, a liberdade de pensamento, de expressão e o progresso científico.
Atividade. (págs. 18 a 25).
O que os iluministas criticavam?
O que os iluministas defendiam?
Por que Montesquieu defendeu a separação dos poderes?
Até hoje, as ideias de Voltaire influenciam quais debates?
Qual era o objetivo da enciclopédia iluminista?
Explique o termo “déspota esclarecido”.
O que os déspotas praticaram e promoveram?
(aula 3)
República de Cromwell e desdobramentos da Revolução Gloriosa.
Cromwell: instala uma república e estabelece o Ato de Navegação (1651).
Revolução Gloriosa:
Monarquia parlamentar.
Liberdade religiosa.
Liberalismo inglês.
Atividade. Págs. 15 a 17.
O que o Ato de Navegação determinava, e para o que ele contribuiu?
Explique o que aconteceu na 'Restauração Monárquica'?
Por que a última parte da revolução foi chamada de 'Gloriosa'?
Por que a Declaração dos Direitos representava o fim do absolutismo na Inglaterra?
Explique a expressão ‘o rei reina, mas não governa’.
O que aconteceu com os lucros acumulados pelos negociantes?
Por que a monarquia parlamentar era admirada por iluministas da Europa?
(aula 2)
Processo revolucionário e guerra civil.
Atividade: elaborar um mapa mental (págs. 13, 14).
(aula 1)
Atividade: (págs. 10 a 12).
Quais eram as características das sociedades europeias do Antigo Regime?
Cite os três estamentos do Antigo Regime, e quem fazia parte de cada um.
Existia igualdade de direitos nas sociedades estamentais? Explique.
Qual mudança aconteceu com os comerciantes em nível social?
Por que o absolutismo inglês existia “de fato”, mas não “de direito”?