7º ano História

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(aula 28)

Os povos africanos e a escravidão.


   Entre os povos africanos, as populações das civilizações que se desenvolveram ao sul do deserto do Saara foram as que tiveram mais contato com o Brasil, desde a época colonial. Grande parte da nossa cultura contou com a participação de africanos escravizados, forçados a trabalhar aqui a partir do século XVI.


Atividade. Págs. 178, 179.

  1. Descreva a característica básica da escravidão.

  2. O escravo era considerado o quê?

  3. Na Idade Média, o que acontecia na servidão?

  4. Dentro do continente africano, como homens e mulheres podiam ser escravizados?

  5. Quando e como se desenvolveu a escravidão comercial?

  6. Como eram os acordos entre os soberanos africanos e os europeus?

(aula 27)

Casas de fundição.

Atividade: págs. 228.


  1. Por que o governo português criou as casas de fundição?

  2. O que era o ‘ouro quintado’?

  3. O que acontecia com quem carregasse ouro não quintado?

  4. O que os revoltosos de Vila Rica exigiam?



(aula 26)

Sociedade mineradora.


  • Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás se destacaram no século XVIII pela exploração do ouro.

  • A mineração levou a colonização portuguesa até áreas muito afastadas do litoral.

  • Por causa da mineração foram fundadas vilas e cidades no interior do Brasil.

Atividade: págs. 222-223, 226-227.


  1. Por que pessoas de diferentes lugares foram para Minas Gerais?

  2. Por que ocorreram conflitos pelo direito de exploração do ouro em Minas Gerais?

  3. O que é o ouro de aluvião?

  4. Quais eram as funções das Intendências das Minas?

  5. Explique o imposto chamado de ‘quinto’.

(aula 25)

Distribuição da população no Brasil colonial.


  • No início, a população estava concentrada no litoral.

  • A partir do século XVII, a ocupação do território começou a avançar em várias direções.

Atividade. Pág. 202 a 204.


  1. Durante o período colonial, qual a porcentagem de população nas cidades costeiras?

  2. No primeiro século de colonização, quantos habitantes tinha o Brasil?

  3. No final do século XVIII, quantos habitantes?

  4. Quais os objetivos das expedições militares no período colonial?

  5. As bandeiras e os bandeirantes se dedicavam ao quê?

(aula 24)

União Ibérica e Holandeses no Brasil.


  • No século XVII os holandeses invadiram o nordeste brasileiro.

  • Devido a um problema de sucessão do trono português (não havia herdeiros), o rei da Espanha passou a ser rei de Portugal também, iniciando a chamada União Ibérica (união de países).


Atividade: págs. 163, 164, 165, 168.


  1. A União Ibérica se refere a qual união?

  2. Qual era o objetivo da Companhia das Índias Orientais?

  3. Qual era o objetivo da Companhia das Índias Ocidentais?

  4. Como foi o acordo entre a Coroa portuguesa e os holandeses em 1661?

(aula 23)

Sociedade açucareira.


Atividade: págs. 158, 159.


  1. Cite dois motivos que levaram à produção de açúcar no nordeste.

  2. O que eram os engenhos?

  3. O senhor de engenho tinha poder sobre quem?

  4. Explique o que eram:

  1. Casa-grande:



  1. Senzala:



  1. Casa do engenho:

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(aula 22)

Igreja Católica e vida colonial.


Atividade (págs. 146 a 149):


  1. O que o padroado determinava?

  2. Cite um direito e um dever do governo português no padroado.

  3. Qual era a posição das autoridades católicas em relação aos negros escravizados?

  4. Por que na época colonial a paróquia tornou-se quase uma unidade administrativa?

  5. Quem eram os cristãos-novos?

  6. Como os acusados podiam ser punidos na inquisição?

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(aula 21)

Mulheres na administração do Brasil colonial.


As mulheres eram menos valorizadas do que os homens, mesmo assim algumas lutaram e conseguiram cargos na administração.


Atividade: pág. 141.


  1. Como era a condição de vida da maioria das mulheres?

  2. Como era o cotidiano das mulheres da elite?

  3. Como donatária, o que Ana Pimentel organizou?

  4. Como era a capitania administrada por Brites Mendes?


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(aula 20)

Governo-geral


  • Devido ao fraco desenvolvimento das capitanias, a monarquia criou um governo-geral no Brasil, mas as capitanias continuaram existindo.

  • Os governadores-gerais tinham o poder militar, administrativo, judiciário e eclesiástico.


Atividade: págs. 142 até 145.


  1. Quais eram as respectivas funções do:

  1. Ouvidor-mor:

  2. Provedor-mor:

  3. Capitão-mor:

2) Quais dificuldades os governadores-gerais e seus funcionários enfrentavam?

3) Qual era a cidade sede do governo-geral?

4) Qual a origem da cidade de São Paulo?

5) O que aconteceu militarmente no governo de Mem de Sá?

6) No período colonial, quais eram as funções das Câmaras Municipais?

7) Na época colonial, quem era considerado um “homem-bom”?


(aula 19)

Administração do Brasil colonial.


  • 1530: dom João III enviou uma expedição colonizadora para a colônia.

  • Instituição das capitanias hereditárias, para produção (cultivo e exploração) e proteção das terras (contra invasões de outros países).

  • Formação dos primeiros povoados da colônia.


Atividade: págs. 138 a 140.


  1. Quais foram as realizações da expedição de Martim Afonso?

  2. Por que era difícil para os colonizadores avançarem para o interior?

  3. Quais eram as tarefas gerais dos capitães donatários?

  4. Cite um direito e um dever do donatário.

  5. Quais capitanias prosperaram?

  6. Cite dois povoados criados a partir de 1532.



(aula 18)

Economia, mineração e trabalho na colonização espanhola.


  • Em 1545 os espanhóis descobriram muita prata em Potosí (atual Bolívia).

  • Além da exploração de metais, os espanhóis implantaram a agricultura, a criação de animais, etc.

  • Indígenas e negros foram escravizados e usados como mão de obra.


Atividade: págs. 112, 113.


  1. No século XVI, os espanhóis descobriram muita prata em quais locais?

  2. Quais itens eram exportados para a Europa?

  3. O que era destinado para abastecer a própria colônia?

  4. O contato mais direto dos conquistadores com os Guaranis reforçou qual hábito?





(aula 17)

Sociedade na América espanhola: 


Atividade (pág. 111): descreva os grupos sociais das colônias espanholas.


(aula 16)

Administração da América Espanhola.


   Durante a conquista da América pela Espanha, o rei concedeu o título de ‘adelantado’ aos conquistadores que empreendiam expedições com meios privados, e que se convertiam em representantes da Coroa no território que conquistassem.

Adelantado significa “aquele que vai à frente” ("el que va delante"); é a pessoa nomeada como representante da Coroa (governo) da Espanha.

Atividade: págs. 109, 110.

  1. O que os adelantados eram obrigados a enviar para a Coroa?

  2. Qual era a função da ‘Casa de Contratação’?

  3. Qual era a função do ‘Conselho das Índias’?

  4. Como atuavam os vice-reis?

  5. O que eram as ‘Audiências’?

  6. O que eram os ‘Cabildos’?


(aula 15)

Os espanhóis na América.

    Os espanhóis começaram a conquista da América pelas ilhas do Caribe, que incluem os atuais Haiti, República Dominicana, Cuba, Porto Rico e Jamaica. Nessas ilhas viviam diferentes povos indígenas. A conquista espanhola foi marcada pela violência contra as populações indígenas. Os conquistadores forçaram os indígenas a trabalhar na extração de metais preciosos, na criação de animais, na agricultura e na construção de cidades, como Santo Domingo (na República Dominicana).

Atividade: págs. 107, 108.


  1. Por que Cortez decidiu atacar os astecas?

  2. Cite uma doença trazida pelos europeus.

  3. O que era a Nova Espanha?

  4. O que os incas deram para libertar seu imperador?

  5. Quem foi Túpac Amaru e o que aconteceu com ele?


(aula 14)

A conquista da América.


  A chegada dos europeus à América provocou impacto tanto nos indígenas quanto nos europeus. Foi um choque entre sociedades e culturas diferentes. Muitas vezes, os indígenas, ou povos originários, resistiram à dominação; em outras, fizeram alianças com os conquistadores europeus. As consequências desse encontro repercutem até nossos dias. Por exemplo, diversos indígenas protestam contra as comemorações do “descobrimento” da América.


América. Conquista ou descobrimento?


Atividade: pág. 97.


  1. Por que os historiadores criticam o uso do termo ‘descobrimento’?

  2. Em 1556, por que o rei Felipe II, da Espanha, proibiu o uso da palavra ‘conquista’?

  3. O que aconteceu após a chegada dos europeus ao continente americano?


(aula 13)

Chegada dos portugueses ao 'Brasil'. 


   Em 1500, o governo português enviou uma esquadra à Índia com a intenção de estabelecer comércio com os povos do Oriente. O comando dessa esquadra foi entregue ao nobre português Pedro Álvares Cabral (1467-1520). No decorrer da viagem, os navios da esquadra de Cabral afastaram-se bastante da costa africana, indo em direção às terras americanas. 

   Na tarde de 22 de abril de 1500, os marinheiros portugueses avistaram as terras do atual estado da Bahia, próximo a Porto Seguro. O lugar era habitado por indígenas e recebeu o nome de Vera Cruz. Porém, esse nome quase não foi usado. Durante anos, os europeus chamaram esse território de Terra de Santa Cruz, ou Terra dos Papagaios.

  O nome Brasil começou a ser usado nas primeiras décadas do século XVI. Esse nome foi associado à árvore pau-brasil. Os comerciantes desse material foram chamados de 'brasileiros', mas essa expressão passou a designar, com o tempo, os colonos nascidos no Brasil.




(aula 12)

Portugal e as navegações.

A expansão portuguesa.

  • 1415: conquista de Ceuta.

  • 1498: chegam a cidade de Calicute, na atual Índia.


Atividade. Págs. 58, 59.


  1. Quais motivos foram responsáveis pelo pioneirismo português nas grandes navegações?

  2. Antes dos portugueses, Ceuta era o quê?

  3. Quanto tempo os navegadores portugueses demoraram para contornar  a costa da África?

  4. O que eram as feitorias?

  5. O que enriqueceu a burguesia e a Coroa portuguesa, e financiou a expansão?

  6. Ao chegarem a Calicute, os portugueses alcançaram quais objetivos?


(aula 11)

As inovações técnicas e as navegações.


Atividade. Págs. 56, 57.


  1. Quais inovações técnicas contribuíram para o desenvolvimento da navegação?

  2. Cite os temores e perigos reais da viagem pelo oceano Atlântico.

  3. O que causava a doença chamada de escorbuto?

  4. Relacione os alimentos à higiene precária.


(aula 10)

As grandes navegações e a conquista de novos territórios.

Desde a antiguidade os fenícios, vikings e chineses já navegavam, ou seja, navegar não era algo novo. O que devemos observar na Idade Moderna é a expansão da navegação, a ampliação da visão geográfica dos europeus, e os motivos que levaram os europeus a realizarem as navegações ultramarinas. Também devemos observar que os espanhóis e, principalmente, os portugueses, foram pioneiros nas grandes navegações.

Atividade (pág. 54):


  1. Os mercadores de quais cidades italianas dominavam o comércio com Ásia e África pelo mar Mediterrâneo?

  2. O que significa ‘especiaria’?

  3. Quais especiarias eram negociadas?

  4. Por que portugueses e espanhóis buscaram outros caminhos para o Oriente?

  5. Cite exemplos de especiarias que são consumidas até hoje.





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Conteúdo da prova de história 1º trimestre:


  • Modernidade e formação dos Estados modernos. Texto, 1Q.

  • Características dos Estados Nacionais Modernos. Texto, 1 atividade.

  • Absolutismo. Texto, 8Q.

  • Mercantilismo. Texto, 1 atividade.

  • Renascimento cultural. Texto, 7Q.

  • As reformas religiosas. Texto, 5Q.

  • Os Estados Nacionais e a Igreja Católica. Texto, resumo reformas protestantes.

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(aula 7)

Os Estados Nacionais e a Igreja Católica.


   A igreja católica divulgava suas doutrinas em latim,  possuía vastas terras na Europa e enviava o dinheiro que recebia de seus fiéis à sua sede em Roma.  Entretanto, os novos Monarcas tinham o interesse de fortalecer a língua nacional,  ampliar seus territórios, e impedir que recursos saíssem de seus reinos. Por isso,  de certo modo,  a ruptura com a Igreja Católica e as mudanças nas doutrinas religiosas poderiam favorecer os interesses políticos e  econômicos  de alguns reis e príncipes.


Atividade. Pesquisar:

  • Reforma Luterana:



  • Reforma Calvinista:




  • Reforma Anglicana:




  • Reforma Católica:



(aula 6)

As reformas religiosas.


    Durante a Idade Média, a Igreja católica se fortaleceu como instituição religiosa na Europa. Quem discordasse dos pontos fundamentais estabelecidos pela Igreja (dogmas) corria o risco de ser severamente punido. Porém, no século XVI, o avanço das críticas à Igreja católica do Ocidente deu início ao processo de ruptura que conhecemos como Reforma Protestante.


Atividade (págs. 39 a 41).


  1. Quando e como surgiram os protestantes?

  2. O clero passou a receber quais críticas?

  3. O que era a venda de indulgências?

  4. O que era a usura?

  5. O que incomodava os burgueses?




(aula 5)

Renascimento (séculos XV, XVI)


  • movimento artístico e cultural. Transformação do pensamento e da cultura.

  • Resgate de elementos da cultura grega e romana (textos antigos, idioma grego/latim).

Humanistas: pensadores que defendiam o renascimento, buscavam conhecimento fora da explicação religiosa.

Atividade: págs. 28 a 32-38.


  1. Quais profissionais faziam parte do humanismo?

  2. Os humanistas se incomodavam com o quê?

  3. Explique o antropocentrismo.

  4. Quais condições contribuíram para o surgimento do renascimento na península itálica?

  5. Cite dois campos do conhecimento que a obra de Leonardo da Vinci tratava.

  6. Explique a teoria de N. Copérnico.

  7. Ao ser acusado de heresia, o que Galileu fez para se livrar da pena de morte?


(aula 4)

Mercantilismo.


    O mercantilismo deve ser entendido como o conjunto de ideias e práticas econômicas que caracterizam a história econômica européia e, principalmente, a política econômica dos Estados modernos europeus durante o período situado entre os séculos XV e XVIII. O mercantilismo tinha como características: o metalismo, balança comercial favorável, protecionismo, intervenção estatal.

Atividade. Pág. 22. Descreva as características do mercantilismo.


(aula 3)

Absolutismo monárquico

   O Absolutismo foi uma ‘forma de governo’ adotada durante os séculos XVI e XVIII por Estados ocidentais europeus. O absolutismo caracterizou-se por uma monarquia hereditária na qual o monarca tinha amplos poderes, e era considerado o representante de Deus na Terra.

Atividade. Págs. 17 até 20 (só respostas).


  1. O que foi chamado de absolutismo na Idade Moderna?

  2.  Rei nomeava algumas pessoas para fazer quais funções?

  3. O que Maquiavel defendeu?

  4. Explique o contrato social criado por Hobbes.

  5. Explique a ideia da origem divina dos reis.

  6. O que as regras de etiqueta, seguidas pelos nobres, determinavam?

  7. Como e quando iniciou o absolutismo inglês?

  8. Quem era o corsário?


(aula 2)


Atividade: escolher um ‘país’ e explicar como esse país (Portugal, Espanha, França ou Inglaterra) foi formado através da centralização política. 


(aula 1)

Modernidade e formação dos Estados Modernos.

    A expressão ‘Idade Moderna’ é utilizada por alguns historiadores para se referir a um período da história europeia que vai do século XV ao século XVIII. 
Durante o período medieval, havia na Europa várias autoridades: reis, senhores feudais, membros do alto clero e administradores das cidades autônomas. No início dos tempos modernos, porém, essa situação começou a mudar. Alguns reis europeus ampliaram seu poder e fundaram monarquias que deram origem a Estados nacionais.


Atividade. Pág. 10.


  1. Cite as 4 grandes transformações que ocorreram na Idade Moderna.