8º ano Geografia
Livro didático de Geografia (36 páginas-clique aqui).
(aula 28)
México: economia.
Atividade: pág. 159.
A economia mexicana tem por base quais setores?
O que são as indústrias maquiladoras?
O que o México produz na agricultura?
De acordo com o mapa cite:
2 cidades de indústrias maquiladoras:
2 cidades com plantação de cana-de-açúcar, algodão:
(aula 27)
Economia da América latina: destaques regionais.
A economia brasileira.
A economia brasileira se caracteriza pelo desenvolvimento da agricultura, mineração, indústria e serviços.
Em 2008, a crise mundial levou muitos países a reduzirem suas importações, em especial de commodities, que eram importadas do Brasil, prejudicando a economia brasileira que era dependente da exportação desses produtos.
Atividade: pág. 157, 158.
1) O que é uma economia agroexportadora?
2) Cite dois dos principais produtos de exportação do Brasil.
3) O que são as commodities?
4) O que dificulta a retomada do crescimento econômico brasileiro?
(aula 26)
Integração Regional na América Latina.
Os países da América Latina buscaram a integração regional (comercial, diplomática, promoção da paz, cooperação científica etc.) nas últimas décadas.
Na década de 1990 foi fundado o Mercado Comum do Sul; a Venezuela aderiu ao bloco em 2012, mas foi suspensa em 2016.
Uma das mudanças mais significativas na América do Sul nos anos 2000 foi a redução da influência dos Estados Unidos (EUA) na região, e o crescimento da parceria com a China.
Atividade: págs. 152, 153.
De acordo com o mapa, cite dois países que fazem parte da:
CAN:
Aladi:
Mercosul:
Alba:
Aliança do Pacífico:
2) Por quais motivos um país pode ser suspenso de um bloco?
3) O que o bloco do Mercosul proporcionou?
(aula 25)
Canadá
Localizado no norte do continente americano, o Canadá é um país urbanizado e com grande número de imigrantes.
País desenvolvido. Cerca de 28% do PIB tem origem nas indústrias.
As indústrias canadenses têm alta produtividade e alto nível tecnológico.
O país tem condições sociais (renda, saúde, educação) de qualidade.
Atividade: págs. 135 a 137.
A criação do Nafta em 1994 incluiu quais países?
O reflorestamento e o manejo florestal exigidos pelo governo tem quais objetivos?
O que faz os imigrantes ocuparem cargos de alta qualificação?
(aula 24)
A agropecuária nos EUA.
Atividade: págs. 130, 131.
Quais são as características da agricultura dos Estados Unidos?
O que as grandes empresas agroindustriais produzem?
Cite dois cinturões agropecuários dos EUA.
Por que os EUA ampliaram a produção de etanol obtido do milho?
(aula 23)
A economia dos Estados Unidos: a indústria.
Atividade: págs. 128, 129.
Quais fatores foram fundamentais para a economia dos EUA no início do séc. XX?
O Cinturão Fabril está localizado em quais áreas do país?
Quais tipos de empresas se instalaram na região do Cinturão do Sol?
Cite duas características do fordismo.
Por que a região ao sul de São Francisco é chamada de Vale do Silício?
(aula 22)
População dos Estados Unidos.
Atividade: págs. 122, 123.
Qual a expectativa de vida para homens e mulheres?
Qual fator impulsionou a expansão dos aglomerados urbanos?
Por que o estado da Califórnia tornou-se o principal polo de atração populacional?
Explique os reflexos do crescimento populacional mais lento.
O que dificulta o acesso aos serviços de saúde?
Quais as consequências da pandemia para a população mais carente?
(aula 21)
América Anglo-Saxônica.
Os países da América Anglo-Saxônica (Estados Unidos-EUA, e Canadá) apresentam os melhores indicadores sociais da América, e são um grande polo de atração de imigrantes de todas as partes do mundo.
Formação territorial dos EUA
Atividade: págs. 120, 121.
Por que a ‘Marcha para o Oeste’ foi fundamental para o desenvolvimento econômico dos EUA?
Qual foi o resultado da guerra entre EUA e México?
Quais motivos econômicos provocaram a guerra entre estados do norte e estados do sul?
Explique a doutrina do ‘Destino Manifesto’.
-----------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------
(aula 20)
América: aspectos gerais.
-São duas formas de divisão regional da América mais utilizadas: uma adota critérios de localização e desenvolvimento histórico: América do Norte, América Central, e América do Sul. A outra usa critérios étnicos relativos à colonização: América Anglo-Saxônica e América Latina.
-A América do Sul tem grande extensão territorial, países com elevada urbanização e indústria diversificada, e outros países menos urbanizados e economia pouco diversificada.
-Na América do Norte estão duas das maiores economias mundiais: Estados Unidos e Canadá.
Atividade: pág. 93.
Qual povo predominou na colonização da América Anglo-Saxônica?
Quais foram os principais povos que colonizaram a América Latina?
Págs. 93, 106.
3) O que se buscava na colonização de povoamento?
4) Qual era o objetivo da colonização de exploração?
5) O que as atividades extrativas tinham por objetivo encontrar?
6) Qual atividade lucrativa movimentava as relações comerciais europeias?
7) Ingleses e franceses estabeleceram uma colonização de povoamento em quais regiões?
-----------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------
(aula 19)
Organizações internacionais
Atuam de diversas maneiras no mundo; através de empréstimos, financiamento para obras de infraestrutura, ajuda humanitária, cooperação militar etc.
Atividade: págs. 75 a 77.
Qual o objetivo das seguintes organizações:
ONU:
FMI:
OMC:
(aula 18)
O Mundo Multipolar
Nas duas últimas décadas, muitos países implementaram acordos comerciais, financeiros e militares excluindo os Estados Unidos. A exemplo do fortalecimento da União Europeia a partir da década de 1990, no âmbito internacional, Alemanha e França despontaram como lideranças no bloco, participando mais ativamente de decisões da ONU e de conflitos armados. Além disso, China e Rússia ampliaram sua influência no cenário político internacional, provocando mudanças nas relações políticas e econômicas.
Atividade: pág. 72.
Depois da década de 1970, o que levou a China a tornar-se uma potência?
Como a China se relaciona com países isolados pelos EUA?
Como a Rússia exerce seu poder geopolítico?
(aula 17)
A Nova Ordem Mundial
Com a desagregação da União Soviética, chegou ao fim o mundo bipolar (EUA X URSS).
A nova organização, chamada de “Nova Ordem Mundial”, no entanto, é alvo de debates. Há uma evidente hegemonia dos Estados Unidos, mas também de outros países. Assim, os estudiosos se dividem sobre a existência de um mundo unipolar, e de um mundo multipolar.
O Mundo Unipolar.
O grande poderio bélico, econômico e cultural dos Estados Unidos possibilitou ao país orientar a política e a economia mundiais.
Atividade: pág 69.
O fim do bloco socialista e a supremacia econômica dos EUA favoreceram o quê?
Como se consolidou a presença estadunidense no Oriente Médio?
Cite exemplos de intervenções militares dos EUA e seu interesse no Oriente Médio.
-------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------
(aula 16)
O Mundo Bipolar
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o mundo ficou marcado pela disputa política e econômica entre duas grandes potências: os Estados Unidos (EUA), liderando os países capitalistas, e a União Soviética (URSS), liderando os países socialistas. Mundo Bipolar (dois polos): um polo (EUA), outro polo (URSS).
Atividade. Pág.68.
Cite duas guerras que foram apoiadas por duas potências mundiais no mundo bipolar.
Explique o que foi a chamada “Guerra Fria”.
O Brasil se alinhou a qual bloco?
O novo bloco da Comunidade dos Estados Independentes se formou em qual contexto?
-------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------
Ordem Mundial.
(aula 15)
Geopolítica Mundial
A geopolítica consiste nos estudos e nas atividades estratégicas desenvolvidas por um Estado com o objetivo de proteger ou de dominar territórios, e também compreende a análise das relações de poder entre os Estados. Ela abrange temas como fronteiras, recursos naturais e fontes de energia, deslocamentos populacionais entre outros. As questões geopolíticas são centrais para os governos, pois costumam estar na origem de muitos conflitos.
Atividade. Págs. 62, 63.
Os conflitos internacionais podem ser causados por disputas territoriais, o que pode significar o controle de uma área?
O que é o Estado?
Por que a nação curda não tem um Estado?
O que é um Estado-nação?
O que é o território de um país?
O que é o mar territorial?
(aula 14)
Corporações multinacionais, integração cultural
e padrões de consumo.
EUA e alguns países da Europa Ocidental aumentaram o domínio sobre o capital financeiro investido, e sua influência sobre a política e a cultura mundial, após a II Guerra Mundial.
Atualmente, países como o Japão, a China e outros, também conseguem influenciar culturalmente outros países.
Atividade: págs. 50, 51.
Por que algumas empresas são chamadas de multinacionais?
Quais fatores indicam que uma potência é dominante?
A indústria do cinema dos EUA contribuiu para divulgar quais ideias?
Em sua opinião, os EUA ainda influenciam a maioria das pessoas através das redes sociais? Explique.
Além dos EUA, quais outros países também podem influenciar culturalmente outros países?
Pesquisar sobre “Bollywood”. Onde está localizada? Quantos filmes produz por ano? Como ajuda na economia?
(aula 13)
Índice de Pobreza Multidimensional (IPM).
O Índice de Pobreza Multidimensional amplia os elementos utilizados no cálculo do IDH, por meio da análise das privações da população de um país em relação à saúde , à educação e ao padrão de vida.
Atividade. Fazer a atividade nº 3 e 4 da pág. 47.
---------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------
(aula 12)
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
IDH, índice criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). É um indicador de desenvolvimento socioeconômico de um país. É calculado com base na expectativa de vida, escolaridade e renda.
Atividade: assista o vídeo e responda as questões.
*Cidade com pior IDH do Brasil:
Como as pessoas conseguem dinheiro para sobreviver?
As pessoas têm uma boa alimentação? Explique.
Descreva como são as moradias da cidade?
*Cidade com segundo melhor IDH do Brasil:
4) Descreva como é a cidade e a qualidade de vida.
(aula 11)
PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) é usado como um dos principais indicadores econômicos de um país. O PIB é o total de bens e serviços produzidos ao longo de um ano, ou ao longo de um determinado período.
PIB per capita. É a divisão do valor do PIB pelo número de habitantes de um país.
Atividade (págs. 44, 45):
O que é importante para diferenciar o desenvolvimento dos países?
Por que a desigualdade de renda é menor nos países desenvolvidos?
Entre as décadas de 1990 e 2000, o que aconteceu com o PIB da China?
No caso da China, o aumento do PIB eliminou a pobreza? Explique.
O que o índice de Gini analisa?
(aula 10)
Países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.
Essa divisão foi proposta no final do século XX. Também foi chamada de países do norte, e países do sul.
Regionalização com base no nível de desenvolvimento.
É a regionalização mais utilizada atualmente. Divide o mundo em países desenvolvidos e países em desenvolvimento. Entre os países em desenvolvimento alguns se tornaram potências regionais, e passaram a ser chamados de países emergentes, como os países do Brics.
Atividade: págs. 40 a 42.
Por que a divisão entre países do norte e do sul se mostrou incompatível com a realidade?
Cite as características dos países desenvolvidos.
Cite 2 exemplos de países desenvolvidos.
Cite características dos países em desenvolvimento.
O que são os países emergentes?
Quais países fazem parte do Brics, e por que ele foi criado em 2011?
Quais são os critérios usados para classificar os países menos desenvolvidos?
(aula 8)
Primeiro, Segundo e Terceiro mundos.
Essa divisão foi usada durante a Guerra Fria (1945-1991) quando EUA (capitalista) e a URSS (União Soviética, socialista) se opunham. Essa divisão passou a ser pouco utilizada com o fim da Guerra Fria.
Atividade (pág. 40): cite as característica correspondentes:
Primeiro Mundo:
Segundo Mundo:
Terceiro Mundo:
(aula 7)
Região e Regionalização.
A região é o agrupamento de áreas com algumas características semelhantes entre si. A definição dessas características pode ter por base critérios naturais, socioculturais ou ambos.
A regionalização tem por finalidade facilitar a análise do espaço geográfico, e é importante que as regionalizações acompanhem as transformações do espaço geográfico.
Atividade. Págs. 38, 39.
Regionalize o bairro da escola, ou o bairro em que você mora.
Região (nome do bairro):
Regionalização (características principais do bairro):
2) Na tarefa pouco simples de regionalizar, como é usada a generalização?
3) Como foram definidos os limites da Europa?
4) Considerando apenas os aspectos naturais, como a Oceania deveria ser formada?
Conteúdo da prova de Geografia 1º trimestre:
- População mundial, crescimento e distribuição. Texto, 4Q.
- Fatores de crescimento da população mundial. 4Q.
- Envelhecimento global. Texto.
- Participação da mulher no mercado de trabalho. Texto, 3Q.
- Urbanização mundial. 4Q.
- População mundial e migrações. Texto, 6Q.
- Fluxos migratórios recentes. Texto, 7Q.
(aula 6)
Fluxos migratórios recentes na América Latina.
Desde os anos 1970, há um intenso fluxo migratório na América latina, devido às condições econômicas, sociais e políticas nessa parte do continente americano. Mais tarde, às políticas antimigratórias da Europa e dos Estados Unidos contribuíram para aumentar as migrações dentro da América latina.
Atividade (pág. 23 a 25).
1) Explique a segunda etapa da migração na Europa.
2) As políticas antimigratórias na Europa e nos EUA foram responsáveis pelo quê?
3) Quais motivos fizeram os haitianos saírem de seu país a partir de 2011?
4) Quais motivos impulsionaram a saída de habitantes da Venezuela?
5) Quais propostas radicais os EUA usam para evitar a entrada de imigrantes?
6) Cite dois países de origem dos refugiados na África.
7) Quais dificuldades os imigrantes irregulares sofrem em outros países?
(aula 5)
População mundial e migrações.
As migrações são um fenômeno tão antigo quanto a existência da humanidade. Ao longo do tempo, uma parte dos habitantes nascidos em um lugar sempre saiu em busca de uma vida melhor em lugares distantes.
Atividade (pág. 20).
Quais deslocamentos são considerados migrações?
Quais motivos levam as pessoas a migrar?
O que são os deslocamentos forçados?
Quem são os refugiados?
Como o deslocamento de pessoas provoca mudanças culturais?
Pesquisar:
Quantos brasileiros migraram para outros países (2023-24)?
Para quais países os brasileiros migraram?
Número de imigrantes que entraram no Brasil?
Quais são os países de origem das pessoas que migraram para o Brasil?
(aula 4)
Urbanização mundial
Atividade. Pág. 18.
O que é a urbanização?
Explique a relação entre a urbanização, a modernização agrícola e a industrialização.
O que são as megacidades?
Por que a urbanização provoca uma maior organização do poder público?
(aula 3)
Envelhecimento global.
O envelhecimento populacional é um fenômeno que ocorre em escala global, em especial, nos países desenvolvidos. A crescente urbanização, o desenvolvimento da medicina, e o aprimoramento da infraestrutura de saneamento, promoveram um aumento na qualidade de vida das pessoas. Assim, elas passaram a viver cada vez mais e, atualmente, a população mundial passa por um processo de envelhecimento.
Participação da mulher no mercado de trabalho.
50% das mulheres estavam inseridas no mercado de trabalho no mundo em 2017. Já entre os homens esse percentual foi de 77%.
Nos países árabes apenas 23% das mulheres estão inseridas no mercado de trabalho.
Atividade: pág. 16.
Cite exemplos de discriminação que a mulher sofre.
Como a Noruega enfrenta a desigualdade de gênero nas empresas?
Conforme a lei, como é tratada a questão da mulher na política do Brasil?
(aula 2)
Fatores de crescimento da população mundial.
Atividade. Págs. 14, 15.
Quais fatores proporcionaram um notável crescimento da população mundial?
Quais as razões para a queda das taxas de natalidade no mundo?
O que é a taxa de fecundidade?
O que a taxa de mortalidade infantil expressa?
(aula 1)
População mundial: crescimento e distribuição. (matéria nova)
O estudo da população mundial sempre foi uma preocupação da Geografia, pois revela aspectos importantes da relação entre a sociedade e a natureza, como os fatores que favorecem o povoamento e os fluxos migratórios.
A “população mundial” é o número total de habitantes do planeta Terra. A distribuição da população mundial ocorre de forma desigual, havendo grande diferença no contingente populacional dos continentes.
Atividade: págs. 12, 13.
1) Explique o que são os países:
populosos:
povoados:
2) Quais fatores naturais e históricos estão relacionados a distribuição desigual da população?
3) Por que as pessoas geralmente escolhem morar perto de um rio?
4) Cite duas áreas pouco povoadas no deserto, e duas áreas de clima muito frio.