9º ano Geografia
Livro de geografia (40 páginas-clique aqui).
(aula 36)
Oriente Médio: conflitos e questões territoriais.
Uma questão central nos conflitos do Oriente Médio é a disputa, ocupação e administração de áreas dentro da Palestina.
Israel foi criado depois da Segunda Guerra Mundial, em 1948.
O Estado Palestino já é reconhecido por vários países e pela ONU.
Atividade: págs. 230 a 231.
Por que a criação de um Estado judaico ganhou importância internacional?
Quando o Estado de Israel foi criado, quem já ocupava a região?
Na guerra de 1948, o que aconteceu com os palestinos?
Explique a ‘Questão Palestina’.
O que é a intifada?
A partir de 1993, a Autoridade Nacional Palestina controlou quais áreas?
O que é o Hamas?
(aula 35)
Oriente Médio: disparidades sociais e econômicas.
Atividade. Págs. 215, 216 (só respostas).
1) Quais países do Oriente Médio apresentam as melhores condições de vida?2) Porque as estações de dessalinização são importantes?
3) quais indicadores socioeconômicos mostram o bom nível de vida?
4) Cite um fator responsável pelo baixo índice de desenvolvimento.
5) Por que grande parte da população vive em extrema pobreza?
6) Quais territórios e países apresentam as piores condições de vida?
7) Quais motivos impedem o desenvolvimento agrícola em áreas desérticas?
(aula 34)
O Irã e a Revolução Islâmica.
Golpe de Estado em 1953: alinhamento do Irã com o ocidente. O governo passou a ser visto como corrupto pela maioria da população.
Revolução Islâmica de 1979: novo governo (teocracia: governo orientado pela religião), afastamento do ocidente.
Atividade: pág. 227.
Em 1953, o golpe de Estado no Irã, apoiado pelos EUA, tinha qual objetivo?
Quais conquistas femininas o governo restringiu?
O que significa aiatolá?
Apesar de ter um presidente, qual a função do aiatolá Ali Khamenei?
(aula 33)
Diversidade étnica e religiosa.
Atividade: pág. 214.
Quem são os sunitas?
Quem são os xiitas?
Segundo o texto, todos os árabes são muçulmanos? Explique.
Quais religiões há em Israel?
(aula 32)
Oriente Médio: características gerais.
O Oriente Médio passou a integrar os interesses do mundo ocidental sobretudo após a Primeira Guerra Mundial. Com o processo de independência consolidado em meados do século XX, formaram-se os atuais países da região.
O Oriente Médio é uma região do continente asiático localizada entre a África, a Europa e o restante da Ásia.
Atividade: págs. 212, 213.
1)Como é formada a população dos países que compõem o Oriente Médio? (4 linhas).
2) De acordo com o mapa/legenda da pág. 213, cite 3 países, suas respectivas capitais e datas de independência.
(aula 31)
Tigres Asiáticos e os Novos Tigres Asiáticos.
Na década de 1970, quatro regiões da Ásia (Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan) apresentaram um acelerado processo de industrialização.
Em consequência do grande desenvolvimento econômico dos ‘Tigres Asiáticos’, houve uma expansão para os países vizinhos do sudeste, proporcionando a industrialização da Indonésia, Vietnã, Malásia, Tailândia e Filipinas, esses países ficaram conhecidos como os ‘Novos Tigres Asiáticos’.
Atividade: págs. 167, 168.
1)Como os japoneses procuraram expandir parte da sua produção industrial?
2) No processo de industrialização, o que aconteceu com Hong Kong?
3) Ao investirem em ciência e tecnologia os países deram início ao quê?
4) Por que a capacidade de gerar inovações tecnológicas tornou-se uma necessidade?
—------- Pág. 172.---------
5) Os Novos Tigres passaram a desenvolver o quê?
6) Como a Malásia iniciou a sua industrialização?
7) Como o crescimento econômico do Vietnã está ajudando a população?
8) Cite dois setores industriais das Filipinas.
(aula 30)
China, a nova potência mundial.
A partir de 1980 a China entrou em um período de intenso crescimento econômico incentivando a instalação de indústrias estrangeiras no país.
Algumas regiões da China são mais desenvolvidas do que outras.
A população chinesa ainda sofre com desnutrição e mortalidade infantil.
Atividade. Págs. 158, 159.
1)Por que dizemos que a China se tornou uma das principais potências mundiais?
2)O que são as Zonas Econômicas Especiais?
3)As empresas estrangeiras que se estabelecem nas ZEEs são obrigadas a fazer o quê?
(aula 29)
O Leste e o Sudeste Asiáticos.
No Leste e no Sudeste localizam-se países com alto grau de desenvolvimento tecnológico, e de grande expressão na economia mundial.
O Japão se recuperou após a Segunda Guerra Mundial com ajuda dos investimentos dos EUA. Adotou o sistema produtivo toyotista nos anos 1950, alcançou avanços tecnológicos nos anos 1960-70.
Atividade: págs. 152 a 155.
Cite dois indicadores sociais do Japão.
Por que os japoneses investiram muito em educação?
Explique o que é o toyotismo.
Quais são as principais indústrias do Japão?
A partir de 2011 o país investiu em quais fontes de energia renováveis?
Como o Japão pretende solucionar o problema do envelhecimento da população?
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(aula 28)
Paquistão
Atividade: pág. 195.
Por que a renda per capita do Paquistão é baixa?
Cite dois parceiros comerciais do país.
Relacione a desigualdade de gênero no acesso à educação com a luta de Malala.
Descreva a atividade escolar em Islamabad.
(aula 27)
(aula 26)
Índia
A Índia tem a maior população do mundo, e tem passado por grande crescimento econômico.
Com investimentos públicos e privados em infraestrutura, educação e no setor da tecnologia, a Índia moderna tornou-se uma grande exportadora de softwares, e é centro de inúmeras empresas estrangeiras.
Atividade: pág. 198 até 202.
No processo de independência, o que foi a desobediência civil proposta por Gandhi?
Quais as características do sistema de castas?
Quais fatores fazem o rio Ganges ser um dos mais poluídos do mundo?
Por que o crescimento econômico indiano favorece as classes médias e altas?
Quais problemas estruturais a Índia ainda não resolveu?
(aula 25)
Ásia Meridional
A Ásia Meridional é uma das regiões mais pobres do continente. A maior parte da população vive em áreas rurais.
Em decorrência dos contínuos conflitos territoriais, étnicos, religiosos e políticos, a instabilidade é uma das marcas dessa porção do continente asiático.
A Caxemira é uma região com importantes recursos hídricos disputada pelo Paquistão e pela Índia, duas potências com armas nucleares.
Talibã: grupo fundamentalistas islâmico, que ficou no poder entre 1996 e 2001 no Afeganistão, e retornou ao poder em 2021.
Atividade: págs. 190 a 193.
Como é praticada a agricultura e a pecuária na Ásia Meridional?
Qual outro fator fragiliza as relações entre Paquistão e Índia?
Bangladesh vem desenvolvendo quais setores industriais?
Por que o Talibã é considerado um grupo fundamentalista islâmico?
Quais são as principais atividades econômicas do Afeganistão?
(aula 24)
Ásia Central
A Ásia Central é considerada uma região estratégica em termos políticos e econômicos.
Durante muito tempo a Ásia Central esteve sob influência da Rússia, mas os EUA estão aumentando a sua influência na região.
Ásia Central: é formada por cinco países que faziam parte da antiga URSS.
Atividade: págs. 182 a 187
Quais são as reservas energéticas e minerais do Casaquistão?
O que fez aumentar o desemprego entre os jovens no Turcomenistão?
Qual a importância estratégica da Ásia Central na geopolítica internacional?
Quais os objetivos da Organização para Cooperação de Shangai?
(aula 23)
Ásia: população e diversidade regional.
A Ásia abriga mais da metade da população total do planeta.
A maior parte da população asiática vive no campo, mas a migração para as grandes cidades se manifesta de modo crescente.
A Ásia é o continente que se urbaniza de maneira mais rápida, a uma taxa média anual de 2,3% ao ano.
Atividade: págs. 138 a 141.
Cite 3 cidades asiáticas com grande densidade populacional.
Por que uma parte da população asiática mora no campo, mas trabalha na cidade?
Como é a diversidade regional asiática na tecnologia?
O crescimento econômico do sudeste asiático foi sustentado por quais atividades?
continuação – págs. 141 a 142.
5) Como estão atualmente os países que sofreram com as guerras?
6) O que provocou o surgimento de povos nômades na península Arábica?
7) Geograficamente, por que o Oriente Médio é uma importante região da Ásia?
8) Como Taiwan é vista pela China na geopolítica regional?
9) Cite dois países da Ásia Central.
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(aula 22)
(Continuação) Págs 134, 135.
5) Quais são as vegetações do clima frio?
6) Quais fatores estão provocando a desertificação na Índia?
7) Como a energia solar e a água salgada são usadas para a produção de alimentos no deserto do Jordânia?
8) Relacione o mapa da pág. 132 com o mapa da pág. 140, e cite um país que tenha parte do clima:
a) desértico:
b) equatorial:
c) semiárido:
d) temperado:
(aula 21)
Clima asiático
O “Clima de Monções” ocorre no sul e sudeste asiático e tem como características um inverno seco e um verão extremamente chuvoso. As monções são ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano, levando ar úmido do oceano para o continente em uma determinada época, e ar seco da terra para o mar em outra.
Atividade: págs. 132, 134.
1) Por que a cordilheira do Himalaia e o planalto do Tibete são determinantes na dinâmica climática da Ásia?
2) Qual vegetação predomina no clima tropical? Por quê?
3) Qual a vegetação predominante no clima temperado?
4) Quais as características do clima mediterrâneo?
*Pluviosidade é o volume (quantidade) de chuvas, que ocorre numa determinada área.
*Floresta decídua temperada caracterizado por árvores caducifólias, como as faias, nogueiras e carvalhos.
*Estepes são formações de vegetação de gramíneas.
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(aula 20)
Portos asiáticos
Os portos asiáticos são importantes para o transporte de produtos industrializados e de petróleo.
A geografia da região favoreceu a construção de portos.
Na região costeira, devido à intensa atividade comercial, se desenvolveram importantes cidades.
Atividade: pág. 131.
Por que a Ásia possui os maiores portos mundiais em volume de movimentação?
Cite exemplos de cidades ricas e cosmopolitas.
Por que os golfos Pérsico e de Omã são importantes?
Conforme o gráfico, cite:
porto com a segunda maior capacidade de carga:
país com o sétimo maior porto em TEUs:
(aula 19)
Planícies e rios asiáticos.
Atividade: pág. 130.
Por que a planície do leste da China é importante?
Por que estão aumentando as áreas de cultivo e criação nas regiões de planalto da China?
A planície indo-gangética abrange a região entre quais países?
O uso intenso e prolongado dos rios asiáticos provocou o quê?
(aula 18)
Continente Asiático: aspectos gerais.
Na Ásia estão localizadas diversas cadeias de montanhas e, junto a elas, há extensos planaltos e diversas planícies.
O continente tem grandes rios que são intensamente utilizados.
Por toda a Ásia desenvolveram-se importantes cidades litorâneas ligadas ao comércio, e que hoje tem grandes portos de comércio internacional.
Os limites de fronteira são: ao norte, Oceano Glacial Ártico; ao sul, Oceano Índico; a leste, Oceano Pacífico; a oeste, Mar Vermelho, o Mar Mediterrâneo e os Montes Urais.
Atividade: págs. 128, 129.
Cite os nomes de um monte, uma montanha, e uma cordilheira da Ásia.
Qual a relação das montanhas e planaltos com a formação cultural asiática?
Explique o que são os solos de formação aluvial.
Qual é a altitude do:
a) planalto do Tibete:
b) planalto central Siberiano:
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* Altitude: é a distância vertical medida entre um determinado ponto, e o nível médio do mar.
* Altura se refere à medida da distância entre um objeto e a superfície da Terra.
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(aula 17)
O Leste Europeu.
Também chamado de Europa Oriental, ou Europa do Leste; antigos países socialistas.
No Período socialista a economia era pouco desenvolvida, apesar da tentativa de industrialização no setor de bens de produção.
Depois do socialismo ocorreu uma transição para a economia de mercado: modernização das indústrias, fortalecimento do turismo, ampliação do setor de serviços, etc.
Atividade. Pág. 117.
1)Por que o crescimento urbano causa uma série de problemas?
2)Por que a atividade turística é importante para os antigos países socialistas?
3)Cite dois países que tinham mais de 70% da população urbana em 2020.
4)Atualmente, quais são as economias mais desenvolvidas do Leste Europeu?
(aula 16)
Movimentos separatistas na Europa.
Pesquisar:
Separatismo basco:
Catalunha:
Escócia:
(aula 15)
População europeia, trabalho e condições de vida.
Nos países do continente europeu a população tem uma alta expectativa de vida, e o envelhecimento da população preocupa os governos.
Atividade: págs. 78, 79.
1) Quais as consequências do desequilíbrio entre população jovem e população idosa na Europa?
2) Por que vários países adotaram políticas de incentivo à natalidade?
3) Os países da Europa Ocidental apresentam quais indicadores sociais?
4) Na Europa, a maioria da PEA está empregada em quais setores?
5) Na Europa Oriental, como são as condições de trabalho e industrialização?
(aula 14)
Os problemas atuais da União Europeia.
A criação da União Europeia trouxe benefícios aos seus países membros, mas também provocou problemas como a migração, a redução de salários, o custo de produção, etc. Esses problemas e outros pioraram com a crise financeira de 2008.
Atividade: pág. 76.
1.Cite três problemas que afetaram os países mais atingidos pela crise de 2008. 2.Os países membros da UE tinham autonomia para enfrentar a crise de 2008? Explique. 3.Por que o Reino Unido realizou um referendo para decidir sua saída ou permanência na UE? 4.Por que alguns países passaram a controlar as fronteiras e por consequência enfraqueceram o Espaço Schengen?
(aula 13)
A formação da União Europeia.
Muitos países da Europa estavam devastados após a Segunda Guerra Mundial.
1951: criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA).
1957: Comunidade Econômica Europeia (CEE).
1992: formação de um mercado único. Início da União Europeia (UE).
Atividade. Págs. 74, 75.
A criação da União Europeia em 1992 tinha por base o que?
Por que a Rússia decidiu não entrar na UE?
O que é a Zona Euro, e quais países recusaram essa proposta?
Qual a função do Banco Central Europeu?
Qual o objetivo do Espaço Schengen?
Sobre o espaço Schengen, cite dois países:
fazem parte:
não fazem parte:
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(aula 12)
Os rios europeus.
Atividade (pág. 68).
Por que os rios são fundamentais para os países da Europa?
O rio Danúbio é bastante usado para o quê?
O rio Reno delimita parte da fronteira de quais países?
O rio Volga é usado para quais atividades?
Localize os rios (citados) no mapa da pág. 63.
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(aula 11)
As formações vegetais na Europa.
Ao longo da história do continente europeu as sociedades foram se apropriando de espaços e fazendo uso da vegetação original, ou devastando-a, de modo que hoje muito pouco se encontra preservado.
Atividade (págs. 66, 67): descreva as características e cite um exemplo de país onde são encontradas as seguintes formações vegetais: (3 ou 4 linhas)
1) Florestas temperadas:
2) Floresta mediterrânea:
3) Taiga:
4) Pradarias e estepes temperadas:
5) Tundra:
(aula 10)
Climas da Europa.
Os fatores que caracterizam o clima no continente europeu são: a localização de grande parte da Europa em uma zona temperada, a influência das correntes marítimas, e as características do relevo.
Atividade (págs. 64, 65). Descreva as características do clima europeu:
Clima frio e frio de montanha:
Clima temperado continental:
Clima temperado oceânico:
Clima mediterrâneo:
Clima polar:
(aula 9)
O Continente Europeu
A Europa possui uma extensa faixa contínua de terra que forma um grande bloco continental com a Ásia: a Eurásia.
A Europa e a Ásia são consideradas continentes distintos, por motivos histórico-culturais. Até hoje a delimitação entre eles é imprecisa, alterando-se conforme a classificação utilizada, ou seja, pelo critério do limite natural ou pelo critério da proximidade cultural.
Os montes Urais, o rio Ural, o mar Cáspio, as montanhas do Cáucaso e o mar Negro são os limites naturais entre a Europa e a Ásia.
Atividade. Pág. 63.
O que são os dobramentos modernos?
O que são os maciços antigos?
As cidades cresceram no entorno de quais áreas?
Onde ocorre a agricultura mecanizada?
Cite 3 exemplos de cadeias montanhosas formadas por dobramentos modernos.
Cite 2 exemplos de maciços antigos localizados ao norte do continente.
De acordo com o mapa, cite 2 exemplos de:
Planícies:
Planaltos:
(aula 7)
Recursos naturais e fontes de energia.
Recursos naturais são elementos da natureza explorados economicamente pela sociedade. Os recursos naturais podem ser renováveis ou não renováveis.
Atividade (págs. 42, 43).
O que tem provocado problemas ambientais em diversos países do mundo?
O que são os recursos naturais renováveis?
O que são os recursos naturais não renováveis?
Por que a água é um recurso estratégico de extrema importância?
O que desperta o interesse das empresas de biotecnologia?
Atividade. (continuação). Págs. 44, 45, 46.
6) Por que a demanda pelo petróleo e por gás natural vem crescendo?
7) Conforme o gráfico da pág. 44, qual é o terceiro recurso energético mais usado no mundo?
8) Explique um dos problemas ambientais gerados pelas usinas nucleares.
9)Por que a produção de energia solar é cara?
10) Cite 3 dos principais países produtores de energia eólica.
11) Por que a produção de biocombustíveis pode afetar a produção de alimentos?
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Conteúdo da prova de Geografia 1º trimestre.
Transformação do espaço geográfico mundial. Texto, 5Q.
Transformações e desigualdades socioeconômicas. Texto, mapa mental.
Neoliberalismo. 5Q.
Efeitos da globalização. 4Q.
Globalização e produção agropecuária. Texto, 3Q.
O comércio mundial e a OMC. Texto, 9Q.
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(aula 6)
O comércio mundial e a OMC.
O aumento da competitividade entre países levou à criação, em 1995, da Organização Mundial do Comércio (OMC). Vinculada à ONU, a OMC atua na regulação do comércio mundial. Atualmente 164 países participam dessa organização, cuja sede fica em Genebra, Suíça.
Atividade (págs. 28 até 32).
Por que os países formaram blocos econômicos e associações internacionais?
Devido à quais fatores a China consegue exportar produtos industrializados com preços baixos?
Como a indústria nacional pode ser enfraquecida?
Cite três países que fazem parte do Mercado Comum Europeu.
Os países membros da União Europeia uniram-se em torno de quais termos?
A União Europeia tem qual objetivo?
Quais países fazem parte do Nafta?
Cite 2 países que fazem parte do Mercosul.
Os acordos bilaterais que o Brasil tem com outros países são em quais campos?
(aula 5)
Globalização e produção agropecuária.
Mecanização do campo.
-Efeito negativo: menos postos de trabalho, êxodo rural.
Produção agropecuária: prioridade para exportação.
Segurança alimentar: direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde e que sejam sustentáveis.
Atividade. (pág. 22).
Nas grandes propriedades, como é escolhido o que será cultivado ou criado?
O que pode dificultar o acesso da população mais pobre aos alimentos?
Por que os grandes e pequenos produtores tiveram que adaptar suas produções?
(aula 4)
Efeitos da globalização: mudanças no mundo do trabalho.
Atividade: pág. 21.
Como o desemprego estrutural é causado?
O que é o setor terciário da economia?
Como a terciarização pode causar a precarização do trabalho?
No Brasil, o que as novas tecnologias provocaram nas áreas urbanas e rurais?
(aula 3)
O neoliberalismo econômico e organismos reguladores.
Atividade. Pág. 18.
Quais são as bases do neoliberalismo econômico?
O que é o protecionismo?
Por que as medidas impostas pelas organizações financeiras internacionais favoreceram os países desenvolvidos?
Quais foram as causas da crise econômica mundial de 2008?
Como os governos dos países desenvolvidos lidaram com a crise de 2008?
(aula 2)
Atividade: pág. 17. Faça um mapa mental.
(aula 1)
Transformação do espaço geográfico mundial.
(Matéria nova)
Colonização: a partir das navegações ultramarinas vários países europeus transformaram-se em impérios comerciais, dominando territórios e povos em várias regiões do mundo. Alguns estudiosos chamam essa fase de capitalismo comercial.
Mundialização: processo de ampliação do conhecimento sobre diferentes territórios, povos e atividades comerciais ao redor do mundo, a partir do século XV.
Atividade (págs. 13 até 16):
1)Como o processo de colonização afetou a cultura dos povos nativos?
2)O que o capitalismo comercial possibilitou?
3)Cite as características:
a) Primeira Revolução Industrial:
b) Segunda Revolução Industrial:
4) O que é a globalização?
5) O que o surgimento da internet mudou, e como ela mudou?