9º ano História

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(aula 28)

O desenvolvimento da guerra.


Atividade: págs. 92 a 96


  1. Quando os governos do Reino Unido e da França declararam guerra à Alemanha?

  2. Com a guerra-relâmpago os nazistas dominaram quais países até 1940?

  3. Como atuava a resistência armada clandestina contra os nazistas?

  4. O que Hitler determinou em 1941?

  5. Quando e por que os EUA entraram na guerra?

  6. Como e onde a FEB participou da guerra?


(aula 27)

Segunda Guerra Mundial (1939-1945). 


Causas:

  • Revanchismo alemão e italiano, países que perderam a Primeira Guerra Mundial.

  • Expansionismo: - alemão: objetivo de formar a ‘Grande Alemanha’.

 - italiano: invadem a Albânia.

 - japonês: invadem o norte da China.

Início:

  • A guerra iniciou oficialmente em 1939 quando os nazistas invadiram a Polônia. Então o Reino Unido e a França declararam guerra à Alemanha.

  • Aliados: EUA, Inglaterra, União Soviética.

  • Países do Eixo: Alemanha, Itália, Japão.


Atividade: pág. 91


Cite por ordem cronológica as regiões que os alemães invadiram/anexaram antes do início da guerra.



(aula 26)

Ditaduras na Espanha e em Portugal.


Atividade: págs. 84, 85.


  1. Qual grupo venceu a guerra civil espanhola, e com apoio de quem?

  2. Os falangistas controlaram de forma autoritária quais áreas?

  3. Qual o objetivo de Picasso na obra Guernica?

  4. Na ditadura de Salazar, o que aconteceu com as oposições e com os meios de comunicação?

  5. O que ocorreu na Revolução dos Cravos?


(aula 25)

O início do nazismo.


  • Contexto histórico da Alemanha: inflação, desemprego, fome.

  • 1919: criação do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores, ou Partido Nazista, liderado por Hitler a partir de 1921.


Atividade: págs. 80 a 82.


  1. O que Hitler fez quando se tornou líder do partido nazista?

  2. Por que Hitler foi preso em 1923?

  3. Como foi o desempenho do partido nazista nas eleições de 1932?

  4. O que Hitler fez ao assumir o cargo de chanceler?


Atividade: pág. 80. Resumir as ideias de:


  1. racismo:



  1. antissemitismo:



  1. expansionismo:



  1. espaço vital:




(aula 24)


Fascismo na Itália.


Atividade: pág. 79.


  1. O que Mussolini fez na primeira fase do seu governo?

  2. O que Mussolini reprimiu na segunda fase do seu governo?

  3. Por que os fascistas investiram no treinamento de crianças desde cedo?

  4. Explique com suas palavras o lema fascista ‘crer, obedecer e combater’.





(aula 23)



Atividade: pág. 78.


  1. Qual era o objetivo dos regimes totalitários?

  2. No Estado totalitário o que era proibido?

  3. O stalinismo foi um regime totalitário com uma ideologia diferente. Qual?



(aula 22)


O período entre guerras e a crise do liberalismo ‘clássico’.


  • Pós-guerra: os EUA emprestaram dinheiro a vários países europeus, exportaram muitos produtos, e tornaram-se a grande potência mundial.

  • Superprodução norte-americana e a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929: colocou fim à prosperidade dos EUA. 

  • Crise do liberalismo clássico: provocou a intervenção do Estado na economia. Criação do New Deal nos EUA.


Atividade: pág. 74 a 77.


  1. O que foi a crise de superprodução nos EUA?

  2. O que foi a ‘Grande Depressão’?

  3. A grave crise econômica levou a uma descrença no quê?

  4. Cite duas medidas do New Deal?

  5. O que o economista Keynes defendia?



(aula 21)


Desenvolvimento econômico, trabalhista, urbano, no Estado Novo.


  • Entre as décadas de 1930 e 1940, dobrou o número de indústrias instaladas no Brasil. 

  • Em 1943, todas as leis trabalhistas foram reunidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

  • A  vida urbana avançou em relação à sociedade rural. As cidades se espalharam por várias regiões do país.


Atividade: págs. 120, 121.


  1. A urbanização passou a exigir o que da administração das cidades?

  2. Como movimento social e político, o trabalhismo lutou pelo quê?

  3. Na relação entre trabalhadores e empresários, as concessões de Vargas atraiam, impediam e dificultavam o quê?


Fim do Estado Novo

Atividade: pág. 123.


  1. Quais partidos políticos foram organizados?

  2. Explique o que foi o queremismo?

  3. Como Vargas foi tirado do poder?



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(aula 20)


Governo ditatorial, o Estado Novo (1937-1945).


   Vargas e seus apoiadores prepararam um golpe de Estado perto da data das eleições (1938), para Vargas se manter na presidência; alegaram a descoberta de um plano comunista (Plano Cohen) que pretendia destruir a democracia. O plano era falso.

   A Constituição de 1934 foi revogada. O Congresso Nacional foi fechado.


Atividade: págs. 116, 117.


  1. Na ditadura do governo Vargas, o que os agentes do governo podiam  fazer?

  2. Com a desculpa do ‘perigo comunista’ o que o governo fez?

  3. Quem foi Filinto Müller, e o que ele fez?

  4. O que o DIP fazia e promovia?

  5. O que o programa ‘Hora do Brasil’ divulgava?


(aula 19)


A Era Vargas: Governo constitucional.


Atividade: (pág.114) resumir os principais pontos da nova Constituição do Brasil promulgada em 16 de julho de 1934.



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(aula 18)


Governo provisório

Atividade. Págs. 111 a 113.


6) Quais foram as primeiras medidas de Vargas na presidência da República?

7) O que iniciou em 9 julho de 1932?

8) Como as mulheres participaram do movimento de 1932?

9)Em 1932, como as mulheres passaram a ter o direito ao voto no Brasil?

10) Como Antonieta de Barros participou da política?


(aula 17)


História do Brasil

A Era Vargas (1930-1945).


  • Governo provisório (1930-1934).

  • Governo Constitucional (1934-1937).

  • Estado Novo (1937-1945).


Mais tarde, 1951-54, Vargas retorna ao poder (presidência).


Getúlio Vargas ajudou a desenvolver o nacionalismo no Brasil (a ideia de nação), promoveu a industrialização, as leis trabalhistas, etc.


Atividade: págs. 108 a 110.


  1. A Aliança Liberal reuniu lideranças de quais estados?

  2. Qual a importância de Minervino para a história da República?

  3. Por que a Aliança Liberal não aceitou o resultado das eleições?

  4. O que aconteceu com João Pessoa?

  5. Como os militares do Rio de Janeiro participaram do movimento de 1930?



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(aula 11)

A República da Espada


A República da Espada foi o período no qual o Brasil foi governado pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto entre os anos de 1889 a 1894.

O período que vai de 1889 até 1930 ficou conhecido como “República Velha”, “República do Café com Leite”, “República dos Coronéis”, ou também de “Primeira República”.


(aula 10)

Movimentos Negros no início da República 

A abolição da escravidão no Brasil em 1888, e a proclamação da República no Brasil em 1889 não alteraram totalmente a forma como o povo negro era tratada aqui no Brasil. O povo negro deixou de ser escravo, mas continuou sendo discriminado. Mesmo com a proclamação da República, não foi colocada em prática uma forma de ajudar e inserir o povo negro na sociedade brasileira.


Atividade: págs. 34, 35.


1) Quais eram os objetivos dos movimentos sociais criados pelo povo negro?

2) Explique o que era a “Imprensa Negra”.

3) Cite o nome e a data de criação de um movimento negro criado no RGS.



(aula 9)


Atividade: págs. 32, 33, 35, 36.


  1. Antes da proclamação, por que o governo monárquico entrou em atrito com o exército?

  2. Cite duas medidas das reformas que o governo monárquico tentou implementar para ‘salvar’ a monarquia.

  3. Após a proclamação, como o governo provisório tratou os problemas do país?

  4. Quais eram os principais objetivos do governo republicano?

  5. entre as primeiras providências, por que foram criados novos símbolos nacionais? E quais eram esses símbolos?



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Conteúdo da prova de história 1º trimestre:

  • O contexto da Primeira Guerra Mundial. Imperialismo. Texto, 3Q.

  • Primeira Guerra Mundial. Texto, 1 atividade.

  • O início da Primeira Guerra Mundial. Texto, 5Q.

  • O fim da guerra e a paz dos vencedores. Texto, 5Q.

  • O contexto da Revolução Russa. Texto, 2Q.

  • A Revolução Russa de 1917. Texto, 6Q.

  • O governo revolucionário de Lênin. Texto, 5Q.

  • Construção e fundação da URSS. Texto, 7Q.


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(aula 8)


Construção e fundação da União Soviética (URSS).

A ditadura Stalinista.


  • 1922: fundação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

  • Rivalidade entre Trotsky e Stalin sobre o rumo da revolução socialista.

  • Ditadura e depurações stalinistas: perseguição a pessoas consideradas inimigas do Estado.


Atividade. Págs. 23 a 25.


  1. O que algumas medidas da NEP promoveram?

  2. Após a morte de Lênin, o que Trótsky e seu grupo defendiam?

  3. O que Stálin e seu grupo defendiam?

  4. O que foi a ‘coletivização do campo’?

  5. Explique o lado negativo do socialismo soviético.

  6. Qual era o objetivo das depurações stalinistas?

  7. Qual a estimativa de presos e mortos do terror político stalinista?




(aula 7)

O governo revolucionário de  Lênin.


Guerra civil, contrarrevolução: Exército Branco X Exército Vermelho.


Atividade. Pág. 22. (3 linhas).


  1. A contrarrevolução contou com qual apoio e de qual países?

  2. Quais medidas radicais foram implantadas no comunismo de guerra?

  3. O que aconteceu em 1921?

  4. O que os países ocidentais fizeram após perderem a guerra?

  5. Para os capitalistas, o que a revolução representava?


(aula 6)

A Revolução Russa de 1917.


  • Março de 1917: Nicolau II perde o poder.

  • Governo provisório: liderado por kerensky.

  • Novembro de 1917: os bolcheviques entram em luta armada contra o governo, vencem a luta e assumem o governo.


Atividade. Pág. 21.


  1. Qual episódio é considerado o marco inicial da Revolução Russa?

  2. O que significa ‘menchevique’ e o que eles defendiam?

  3. O que significa ‘bolchevique’ e o que eles defendiam?

  4. O que são os bens de produção?

  5. Cite três medidas que Lênin defendia em 1917?

  6. O que Lênin e Trótsky fizeram em novembro de 1917?




(aula 5)

O contexto da Revolução Russa de 1917.


     O Império Russo ocupava territórios da Europa e da Ásia, tinha como capital a cidade de São Petersburgo, e era governado pelo ‘czar’ (imperador, chefe) Nicolau II. Os trabalhadores russos eram explorados: eram submetidos a uma jornada de trabalho de 14 horas, recebiam baixos salários e pagavam altos impostos. Já os burgueses (‘empresários’) reclamavam do atraso industrial e econômico russo, pois a economia do Império era basicamente rural.


Atividade. Pág. 20.


  1. Em 1905, o que a população reivindicava?

  2. O que aconteceu no “Domingo Sangrento”?




(aula 4)

O fim da guerra e a paz dos vencedores.


    Em 11 de novembro de 1918 o governo da Alemanha assinou um acordo de paz. Após o fim da guerra ocorreram conferências com representantes das 27 nações consideradas vencedoras. O principal local dessas reuniões foi o Palácio de Versalhes (França). Por isso, o conjunto de decisões tomadas ali ficou conhecido como “Tratado de Versalhes”. Esse tratado estabeleceu algumas ‘punições’ à Alemanha.


Atividade (págs. 17, 18).


  1. Cite 3 penalizações impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes.

  2. Como os alemães viram as condições do Tratado?

  3. De acordo com o mapa, cite três países que foram criados após a Primeira G. Mundial.

  4. Qual era a missão da Liga das Nações?

  5. Por que os senadores dos EUA vetaram a participação do país na Liga das Nações?



(aula 3)

O início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).


  O ‘estopim’, ou a ‘desculpa’ para iniciar a guerra foi o assassinato do herdeiro do trono Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em 28 de junho de 1914.


Atividade. Págs. 12 a 16.


  1. Após o assassinato do arquiduque, o que aconteceu depois que a Áustria declarou guerra à Sérvia?

  2. Resuma as fases do conflito: (3 linhas)

  1. Primeira fase:

  2. Segunda fase:

  3. Terceira fase:

3) Quando e por que o Brasil entrou na guerra?

4) Além das mortes, o que a guerra provocou?

5) De qual forma as mulheres participaram da Primeira Guerra Mundial?



(aula 2)

Primeira Guerra Mundial (1914-1918).


Causas do conflito:

-Rivalidades imperialistas: disputa pelo controle das colônias na Ásia e na África. 

-Nacionalismo: diversidade étnica, movimentos nacionalistas, povos diferentes com culturas próprias e crescente nacionalismo.


A partir disso:

-Iniciou uma ‘corrida armamentista’. Os países se armaram para defender ‘a força’, se necessário, os seus interesses. Isso ficou conhecido como ‘Paz Armada’.

-Vários países fizeram alianças para defender interesses comuns, formando assim a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente.

Atividade (pág. 11). Quais os principais países que faziam parte da:

  • Tríplice Aliança:


  • Tríplice Entente:


(aula 1)

O contexto da Primeira Guerra Mundial.

O Imperialismo.


   No final do século XIX, os governos dos países industrializados passaram a disputar o domínio sobre regiões da África e da Ásia. Essa política de dominação ficou conhecida como imperialismo.


Atividade (pág 11).


  1. Explique os movimentos nacionalistas:

  1. pan-eslavismo:


  1. pangermanismo:


  1. revanchismo francês:


2) Qual era o objetivo dos movimentos nacionalistas?


3) Como iniciou a corrida armamentista?