6º ano Geografia

Livro didático de Geografia (36 páginas-clique aqui) 


(aula 27)

Agentes externos do relevo.


     Os principais agentes externos do relevo são as chuvas,  os rios,  os mares,  as geleiras,  os ventos  e a ação do ser humano.


 Atividade. Págs. 119 a 121. Explique a ação dos principais agentes externos do relevo:


  1. erosão pluvial:


  1. erosão marinha:


  1. erosão fluvial:


  1. erosão eólica:


  1. erosão glacial:


  1. ação humana:

(aula 26)

Agentes internos do relevo.


    As forças tectônicas geradas pelos movimentos das placas são consideradas ‘agentes internos’ por causarem grandes transformações no relevo, comprimindo, estendendo ou quebrando as camadas rochosas.


Atividade. Págs. 111 a 115.


  1. Como as placas tectônicas provocam dobramentos e falhas?

  2. O que são os terremotos?

  3. O que são os sismógrafos?

  4. Explique a escala Richter.

  5. O que é um maremoto?

  6. O que é um tsunami?

  7. Por que ocorrem muitos abalos sísmicos no Círculo de Fogo do Pacífico?

(aula 25)

A degradação dos solos.

Atividade. Pág. 98. Copiar o vocabulário.

  • Agrotóxico:


  • Desertificação:


  • Voçoroca:


  1. O mau uso do solo é responsável pelo quê?

  2. O que é a erosão do solo?

  3. Como os agrotóxicos prejudicam o solo?


(aula 24)

Fatores de formação dos solos.


   Diversos fatores interagem no processo de formação dos solos. Entre os principais, estão o clima, o tempo, a presença de seres vivos e a rocha-matriz, ou seja, a rocha que deu origem a determinado solo.


Atividade. Págs. 96, 97.


  1. Quanto mais úmido e quente for o clima de uma região, o que acontece com as rochas?

  2. Como os microorganismos ajudam a formar o húmus?

  3. Como a ação humana exerce forte impacto na composição do solo?

  4. Por que o relevo é outro fator que influencia na formação dos solos?


*Deposição: acúmulo de sedimentos (areia, cascalho, material orgânico, etc.).

*Circulação hídrica: circulação da água.


(aula 23)

Morfologia dos solos.  


  Durante o processo de formação do solo,  surgem diferentes camadas paralelas à superfície terrestre que apresentam composições e aspectos diversos.  Essas camadas são chamadas de ‘horizontes do solo’.

Atividade. Pág. 95.


  1. O horizonte orgânico é constituído do quê?

  2. O horizonte mineral é constituído do quê?

  3. O que impede o desenvolvimento de novos solos e contaminam os já existentes?




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Prova trimestral dia 8/07, Turma 62. Turma 61 dia 11/07.

Conteúdo da prova:

-A Terra no sistema solar e seu satélite natural. 7 Questões.

-Movimentos da Terra. Texto.

-A estrutura da Terra. Resumo.

-Os sistemas da Terra. Texto, 2Q.

-A crosta terrestre e as rochas. Texto, resumo.

-A teoria da deriva continental. Texto, 3Q.

-A teoria tectônica das placas. Texto, 2Q.

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(aula 22)

A teoria tectônica das placas.


   A crosta terrestre é dividida por fraturas profundas, e os grandes pedaços de rocha que formam a litosfera são chamados de placas tectônicas.


Atividade. Págs. 90, 91.


  1. As áreas de encontro entre as placas são atingidas pelo quê?

  2. Explique os movimentos das placas:

  1. divergentes: 

  2. convergentes:

  3. transformantes:


(aula 21)

A teoria da deriva continental 

 e a formação dos continentes.


Teoria da deriva continental: os continentes podem se afastar uns dos outros e assumir posições diferentes ao longo do tempo.

Atividade. Pág. 89.


  1. Há 200 milhões de anos todos os continentes formavam um só bloco, qual era o nome desse bloco?

  2. Como se formaram os atuais continentes?

  3. Como o cientista fundamentou a sua teoria?


(aula 20)

A crosta terrestre e as rochas.


   A crosta terrestre é formada por minerais e rochas.  Os minerais são substâncias sólidas encontradas na natureza e que formam as rochas.


   Atividade (pág. 87). Cite as características dos tipos de rochas.

magmáticas: 



sedimentares:



metamórficas:



(aula 19)

Os sistemas da Terra.


O planeta Terra é formado por quatro sistemas:  

  • litosfera: camada rígida do planeta,  composta essencialmente de rochas e solos.  

  • atmosfera:  camada formada por gases e partículas que envolvem a superfície terrestre.  

  • hidrosfera:  conjunto de todas as águas do planeta:  mares, oceanos, rios etc.  

  • biosfera:  conjunto de todas as áreas onde se desenvolve a vida no planeta,  abrange a litosfera, atmosfera e hidrosfera.


Atividade. Pág. 85.


  1. Por que os sistemas da Terra são interdependentes?

  2. Por que os sistemas estão em constante transformação?


(aula 18)

A estrutura da terra


Atividade (pág. 86). Cite as características das estruturas da Terra (constituição, espessura, temperatura):

núcleo: 



manto:



crosta terrestre:


(aula 17)

As estações do ano.


   Durante o movimento de translação, a Terra tem diferentes posições em relação ao Sol, mantendo, ao longo desse percurso, a inclinação constante do eixo de rotação. Essa inclinação do eixo favorece uma distribuição irregular de raios solares e calor sobre a superfície terrestre.

   As variações de temperatura, associadas a outras dinâmicas naturais, definem padrões climáticos chamados de ‘estações do ano’.


Atividade (págs. 82, 83):


  1. Quais são as zonas térmicas do planeta?

  2. Qual é o fator responsável pela existência de diferentes zonas térmicas na terra?

  3. Por que, nas proximidades da linha do Equador, as estações do ano não são bem definidas?

  4. Por que, nas zonas polares, as temperaturas são baixas ao longo de todo o ano?




(aula 16)

Movimentos da Terra


  • Rotação: gira ao redor do seu próprio eixo.

  • Translação: gira ao redor do sol.


Fusos horários


   Os fusos horários são um sistema de divisão de faixas longitudinais que foi instituído com o objetivo de dividir a hora oficial das diferentes localidades do globo terrestre.   Os fusos horários são cada uma das 24 partes em que se divide a Terra.



(aula 15)

A Terra no sistema solar e seu satélite natural: a Lua.


Atividade. Págs. 78,79.


  1. O que é o sistema solar?

  2. Qual a importância da água no planeta?

  3. O que são os satélites naturais?

  4. A lua tem luz própria? Explique.

  5. Explique o termo as ‘fases da lua’.

  6. O que é o movimento das marés?

  7. Por que as marés ocorrem?


(aula 14)

Elementos de um mapa


Escala: é a proporção entre a distância na superfície terrestre e sua representação no mapa.

Legenda: na legenda estão símbolos e cores que representam determinados aspectos dos fenômenos geográficos.


Atividade. 


  1. Qual é a distância entre SP e RS no mapa da pág. 56?

  2. Qual é a distância entre Recife e Salvador no mapa da pág. 57?

  3. Qual é o comprimento aproximado da escola no mapa da página 58?


(aula 13)

Mapa

      O mapa é uma representação gráfica em escala reduzida de um lugar qualquer em um plano, como uma folha de papel. Ele pode representar um bairro, um município, um país, um continente e até toda a superfície terrestre. Ele representa um espaço em determinado momento, que pode durar milhões de anos (como a atual configuração dos continentes na superfície terrestre) ou apenas alguns anos (como um mapa sobre a produção de alimentos no mundo). A palavra ‘cartografia’ provém do termo ‘carta’, um sinônimo para mapa. Logo, a ‘cartografia’ (carto = carta ou mapa; grafia = escrita ou estudo) é a arte ou ciência de elaborar mapas.

Atividade. Págs. 55, 56.


  1. Os mapas são produtos do quê?

  2. Na antiguidade, os povos elaboravam mapas com quais materiais?

  3. Quais são os principais elementos de um mapa?

  4. Em um mapa, o que é a escala?


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(aula 12)

Coordenadas geográficas.


   O ponto que surge do cruzamento entre um paralelo e um meridiano recebe uma espécie de endereço chamado de ‘coordenada geográfica’.  Esse endereço é a identificação do paralelo e do meridiano em relação aos seus referenciais.  Assim,  cada linha desse sistema é identificada por graus chamados de ‘longitude’ e ‘latitude’.

Atividade: responder a questão número 4 da pág. 44.

Atividade: informe as coordenadas geográficas dos pontos mostrados no mapa.

  1. Latitude

Longitude

  1. Lat.

Long.

  1. Lat.

Long.

  1. Lat.

Long.

  1. Lat.

Long.

(aula 11)

Sistemas de localização


   Os sistemas de localização têm o objetivo de mostrar a localização exata de um único ponto. Nos mapas, as linhas imaginárias horizontais e verticais representam um sistema de localização e mostram a localização de algum ponto na superfície terrestre.


Atividade. Pág. 42. Escreva os nomes dos principais paralelos.






(aula 10)

Instrumentos de orientação


    Com o conhecimento dos pontos cardeais e a invenção de instrumentos de orientação e navegação, as pessoas puderam viajar com mais segurança para lugares distantes.


Atividade: usando uma rosa dos ventos com pontos cardeais e colaterais, responda a atividade nº 3 da pág. 40.

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Conteúdo da prova de Geografia 1º trimestre:

  • O conceito de paisagem. Texto, 2 Questões.

  • Modificações da paisagem. Texto, 1 atividade.

  • A paisagem e as diferentes sociedades humanas. Texto, 2Q.

  • Lugar e espaço vivido. Texto, 1 atividade.

  • A influência da natureza. Texto, 5Q.

  • Elementos sociais da paisagem e suas funções. Texto, 1 atividade.

  • O espaço geográfico. Texto, 4Q.

  • Orientação e localização do espaço geográfico. Texto, atividade.

  • Rosa dos ventos. Texto, atividade.

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(aula 9)

Rosa dos ventos


   A rosa dos ventos é uma representação utilizada para a orientação no espaço geográfico. Ela apresenta, de forma geral, os pontos cardeais e colaterais, ou seja, as principais direções utilizadas para o deslocamento espacial. Em algumas rosas dos ventos mais detalhadas há ainda os pontos subcolaterais.


Atividade: desenhar e pintar uma rosa dos ventos com os pontos cardeais e colaterais.




(aula 8)

Orientação e localização no espaço geográfico.


   Com base na observação dos astros, o ser humano desenvolveu meios para auxiliá-lo a se orientar, e a se localizar no espaço geográfico.

   Quando observamos o movimento do sol temos a sensação de que ele executa um movimento (aparente) diário, mas na verdade é a Terra que gira em seu eixo e em torno do sol.


Atividade: 

  1. Movimento aparente do sol.

  1.  Nascente:

  2.  Poente:


2) Pontos cardeais e direção no espaço geográfico.

  • Direção leste:

  • Direção Oeste:

  • Direção Norte:

  • Direção Sul:


Atividade: usando a orientação pelo sol identifique os pontos cardeais e o que existe no espaço geográfico em cada direção a partir da escola.


  1. Leste:

  2. Oeste:

  3. Norte:

  4. Sul:




(aula 7)

Croqui geográfico


    Croqui geográfico é um desenho feito à mão livre,  com  o objetivo de fazer uma representação do espaço geográfico.


Atividade. Faça um croqui geográfico do caminho da sua casa até a escola.


  • Pense em quais pontos de referência você usará;

  • Primeiro faça usando um lápis (esboço);

  • Coloque pelo menos 3 itens na legenda, o restante pode escrever direto no croqui.

  • Pinte seu croqui.

  • Compartilhe com os colegas.


(aula 6)

O espaço geográfico


  O espaço geográfico é o espaço ocupado e/ou transformado pelas sociedades ao longo do tempo. Para entender o espaço geográfico é importante analisar as diferentes paisagens transformadas pelos fatores naturais (clima, solo etc.), e pelos indivíduos, empresas etc.


Atividade. Pág. 25.


  1. Como podemos perceber a presença humana na floresta Amazônica?

  2. A análise das paisagens possibilita o quê?

  3. Como a falta de ação do poder público pode ser vista na paisagem?

  4. Uma paisagem com casas espaçosas e bons serviços públicos indica o quê?


(aula 5)


Os elementos sociais da paisagem e suas funções no espaço.


   Para interpretarmos uma paisagem não basta reconhecer os elementos que a constituem. É preciso refletir sobre as funções que esses elementos exercem na sociedade.


Atividade. Pág. 27 números 4 e 5.


(aula 4)

Lugar e espaço vivido.


  • Lugar: é cada um dos espaços em que uma pessoa vive.

  • Espaço vivido: é o conjunto dos lugares onde cada indivíduo mora e frequenta.

Atividade: leia a pág. 18 e descreva o seu espaço vivido.


A influência da natureza.


  Ao longo da história, as sociedades têm se apropriado dos espaços naturais, transformando-os de acordo com a sua cultura, suas necessidades e seus interesses. Diversos fatores naturais, como a fertilidade dos solos, o clima, a presença de florestas, e os rios, exercem grande influência nas várias formas como as pessoas ocupam os espaços.


Atividade. Págs. 20, 21.


  1. O que são os locais inóspitos?

  2. O que são os oásis?

  3. No Brasil, por que algumas casas são construídas sobre palafitas?

  4. Por que os rios tiveram grande papel nas formação das paisagens?

  5. Como são construídas as moradias em áreas:

  1. rochosas:

  2. florestas:


(aula 3)

As paisagens e as diferentes sociedades humanas.


   A transformação da natureza pelas sociedades humanas constitui a história de cada lugar, deixando marcas diversas nas paisagens.


Atividade. Pág. 16.

  1. Como o povo inca alterou a paisagem usando a agricultura?

  2. Como o povo Uro alterou a paisagem?


(aula 2)

Modificação das paisagens.


   As paisagens transformam-se continuamente, como resultado da ação da natureza e da ação humana.

A análise detalhada das paisagens pode ajudar a compreender como as sociedades organizam o espaço geográfico, modificando a paisagem ao longo do tempo. Além disso, as paisagens podem revelar o modo de vida das pessoas naquele espaço, em épocas distintas.


Atividade: descreva uma modificação da paisagem que aconteceu no seu bairro ou cidade nos últimos anos.


(aula 1)

Paisagem

 O conceito de paisagem.


   Paisagem é tudo o que percebemos no espaço em determinado momento.  O relevo,  os objetos e os seres vivos de um local são elementos que formam a paisagem.  Eles podem ser naturais ou sociais.


Atividade. Página 12.


  1. O que são os elementos naturais da paisagem? Cite exemplos.

  2. O que são os elementos sociais da paisagem? Cite exemplos.